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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anjos, Diego Marques Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972909926420041pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Felipe de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707170885852046pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Marcus Vinícius Costa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5367034769218991pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Thiago Milograno de-
dc.creatorLeão, Guilherme Martins-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7012717384875349pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T10:22:42Z-
dc.date.available2025-01-27-
dc.date.available2025-01-27T10:22:42Z-
dc.date.issued2025-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5057-
dc.description.abstractThe teaching process involves complex steps that tend to lose their effectiveness in the face of contradictions, especially with regard to the traditional or constructivist modality. With this in mind, in this work, an approach to the historical context of the development of the evaluation process in Brazil was carried out, covering the period of the Jesuits, education in the empire after the expulsion of the Jesuits, professional education during the military dictatorship and the post-dictatorship period. with the creation of the National High School Exam. With this, the exam evaluation is distinguished, in order to establish which modality the ENEM most resembles, as well as describe the categories of the cognitive domain of Bloom's Taxonomy to organize the objectives of each question. Therefore, an analysis of the questions in the areas of natural sciences and mathematics from the 1998 and 2022 ENEM tests was carried out, in order to verify the changes that occurred in this period of time, with emphasis on the amount of content per question and the disciplines to which the contents present in the questions belong. To determine the level of abstraction required in the tests, the questions were classified into their respective categories in the cognitive domain of Bloom's taxonomy. With this, it was observed that both tests have an examining nature after identifying questions in which there was a distance between the statement and the command, a focus on memorizing formulas, reduced time for reasoning, forced contextualizations and an excessive amount of information in which the students must master it to be successful.pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino envolve etapas complexas que, tendem a perder sua efetividade diante de contradições, principalmente no que diz respeito à modalidade tradicional ou construtivista. Pensando nisso, foi realizada, neste trabalho, uma abordagem do contexto histórico do desenvolvimento do processo avaliativo no Brasil, abordando o período dos jesuítas, a educação no império após a expulsão dos jesuítas, o ensino profissionalizante na ditadura militar e o período pós-ditadura com a criação do Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, distinguiu-se avaliação de exame, de modo a estabelecer a qual modalidade o ENEM mais se assemelha, bem como descrever as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom para organizar os objetivos de cada questão. Realizou-se, portanto, uma análise das questões das áreas de ciências da natureza e matemática das provas do ENEM de 1998 e de 2022, de modo a verificar as mudanças ocorridas nesse intervalo de tempo, com ênfase na quantidade de conteúdos por questão e as disciplinas às quais os conteúdos presentes nas questões pertencem. Para averiguar o nível de abstração exigido nas provas, classificou-se as questões em suas respectivas categorias do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom. Com isso, observou-se que ambas as provas possuem caráter examinador após serem identificadas questões em que houve distanciamento entre o enunciado e o comando, foco na memorização de fórmulas, tempo reduzido para raciocínio, contextualizações forçadas e a quantidade excessiva de informações nas quais os alunos devem obrigatoriamente dominar para o possível acerto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Martins Leao (20221ppgecm0002@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-23T22:02:48Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão (PPGECM) versão final.pdf: 1642155 bytes, checksum: 6a24954c67d16ca1bff281a8e5a51bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado GUILHERME,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:A ata de defesa não foi anexada à submissão. O documento é obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, disponível aqui ou acesse o arquivo anexo a esta mensagem.O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar um arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação, contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdfRecomendamos que, caso não seja possível coletar a assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos", e coletar assinaturas eletrônicas.Você também pode tirar dúvidas assistindo a este tutorial, disponível aqui.Assim que a ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados.Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.Estamos à disposição.Atenciosamente,  on 2025-01-24T16:48:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Martins Leao (20221ppgecm0002@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-25T03:10:19Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão (PPGECM) versão final.pdf: 1701743 bytes, checksum: 3203971fcfd4d0aaee5b62ab00793b6b (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T10:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão (PPGECM) versão final.pdf: 1701743 bytes, checksum: 3203971fcfd4d0aaee5b62ab00793b6b (MD5) Previous issue date: 2025-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExamept_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectTaxonomiapt_BR
dc.subjectMemorizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM DE 1998 E 2022: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS CONTEUDISTAS OU INTERPRETATIVISTAS NO ENSINOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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