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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA (2020-2022)
Autor(es): Santos, Taylane Pereira dos
Primeiro Orientador: Francisco, Daniel Neto
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Marco Antônio
Segundo Membro da Banca: Feitosa, Rafael Rodrigues
Resumo: Este estudo visa analisar a evolução do e-commerce brasileiro entre 2020 e 2022, examinando como o contexto da pandemia de COVID-19 impactou os resultados desse período. O foco está em destacar o efeito positivo da pandemia, com ênfase nos 10 estados brasileiros que registraram o maior faturamento entre 2020 e 2022. Para isto, a presente pesquisa foi estabecida a partir de dois momentos distintos: 1) pesquisa bibiográfica, e 2) pesquisa telematizada, por meio dos dados secundários do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional (OCEN). A pesquisa aponta para o crescimento do e- commerce em Goiás, com destaque para o volume de vendas registrado durante a pandemia. O fechamento de lojas físicas impulsionou o comércio eletrônico, transformando- o em uma solução essencial para manter o acesso a produtos e serviços. Através dessa análise, é possível verificar que houve um aumento considerável de faturamento, nos 10 estados nos últimos 3 anos, com maior faturamento no comércio online e apresentaram crescimento constante, com São Paulo liderando o ranking. Por outro lado, nota-se que o estado de Goiás apresentou um crescimento expressivo do setor no referido período.
Abstract: This study aims to analyze the evolution of Brazilian e-commerce between 2020 and 2022, examining how the context of the COVID-19 pandemic impacted the results of this period. The focus is on highlighting the positive effect of the pandemic, with an emphasis on the 10 Brazilian states that recorded the highest revenue between 2020 and 2022. To this end, the present research was established from two distinct moments: 1) bibiographical research, and 2) research based on secondary data from the National Electronic Commerce Observatory (OCEN). The research points to the growth of e- commerce in Goiás, with emphasis on the sales volume recorded during the pandemic. The closure of physical stores boosted e-commerce, transforming it into an essential solution for maintaining access to products and services. Through this analysis, it is possible to verify that there was a constant growth in revenue in the 10 states in the last 3 years, with higher revenue in online commerce and showed constant growth, with São Paulo leading the ranking. In addition, it is noted that the state of Goiás showed significant growth in the sector in that period.
Palavras-chave: E-commerce
Vendas online
Impactos no varejo
Covid-19
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5047
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

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