Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Daniel Neto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201364422268688pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Antônio-
dc.contributor.referee2Feitosa, Rafael Rodrigues-
dc.creatorSantos, Taylane Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3687886151819128pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-17T15:36:09Z-
dc.date.available2025-01-15-
dc.date.available2025-01-17T15:36:09Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5047-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the evolution of Brazilian e-commerce between 2020 and 2022, examining how the context of the COVID-19 pandemic impacted the results of this period. The focus is on highlighting the positive effect of the pandemic, with an emphasis on the 10 Brazilian states that recorded the highest revenue between 2020 and 2022. To this end, the present research was established from two distinct moments: 1) bibiographical research, and 2) research based on secondary data from the National Electronic Commerce Observatory (OCEN). The research points to the growth of e- commerce in Goiás, with emphasis on the sales volume recorded during the pandemic. The closure of physical stores boosted e-commerce, transforming it into an essential solution for maintaining access to products and services. Through this analysis, it is possible to verify that there was a constant growth in revenue in the 10 states in the last 3 years, with higher revenue in online commerce and showed constant growth, with São Paulo leading the ranking. In addition, it is noted that the state of Goiás showed significant growth in the sector in that period.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa analisar a evolução do e-commerce brasileiro entre 2020 e 2022, examinando como o contexto da pandemia de COVID-19 impactou os resultados desse período. O foco está em destacar o efeito positivo da pandemia, com ênfase nos 10 estados brasileiros que registraram o maior faturamento entre 2020 e 2022. Para isto, a presente pesquisa foi estabecida a partir de dois momentos distintos: 1) pesquisa bibiográfica, e 2) pesquisa telematizada, por meio dos dados secundários do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional (OCEN). A pesquisa aponta para o crescimento do e- commerce em Goiás, com destaque para o volume de vendas registrado durante a pandemia. O fechamento de lojas físicas impulsionou o comércio eletrônico, transformando- o em uma solução essencial para manter o acesso a produtos e serviços. Através dessa análise, é possível verificar que houve um aumento considerável de faturamento, nos 10 estados nos últimos 3 anos, com maior faturamento no comércio online e apresentaram crescimento constante, com São Paulo liderando o ranking. Por outro lado, nota-se que o estado de Goiás apresentou um crescimento expressivo do setor no referido período.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Taylane Pereira dos Santos (taylane.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-01-16T23:48:32Z No. of bitstreams: 3 TCC - Taylane Perereira dos Santos (VERSÃO FINAL).pdf: 687017 bytes, checksum: 344fffaeb3e4f534a7ac7534407c84d3 (MD5) ATA DE DEFESA - Taylane dos Santos.pdf: 79924 bytes, checksum: 4f4b8f075de3d13425c78e44ad67098a (MD5) TECAE - Taylane.pdf: 81718 bytes, checksum: 8bdfffec8a8ec3d6a14d50690d54a231 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-01-17T15:34:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Taylane Perereira dos Santos (VERSÃO FINAL).pdf: 687017 bytes, checksum: 344fffaeb3e4f534a7ac7534407c84d3 (MD5) ATA DE DEFESA - Taylane dos Santos.pdf: 79924 bytes, checksum: 4f4b8f075de3d13425c78e44ad67098a (MD5) TECAE - Taylane.pdf: 81718 bytes, checksum: 8bdfffec8a8ec3d6a14d50690d54a231 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T15:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC - Taylane Perereira dos Santos (VERSÃO FINAL).pdf: 687017 bytes, checksum: 344fffaeb3e4f534a7ac7534407c84d3 (MD5) ATA DE DEFESA - Taylane dos Santos.pdf: 79924 bytes, checksum: 4f4b8f075de3d13425c78e44ad67098a (MD5) TECAE - Taylane.pdf: 81718 bytes, checksum: 8bdfffec8a8ec3d6a14d50690d54a231 (MD5) Previous issue date: 2024-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectVendas onlinept_BR
dc.subjectImpactos no varejopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleANÁLISE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA (2020-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Taylane Pereira dos Santos.pdf670,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Taylane dos Santos.pdf78,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Taylane Pereira dos Santos.pdf79,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.