Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5021
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FANZINES COMO FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Autor(es): | Marques, Lisiane das Neves |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Arquimar Barbosa de |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, José Geraldo da |
Segundo Membro da Banca: | Favoretti, Venício |
Resumo: | Este estudo busca responder a seguinte questão: De que forma a utilização do fanzine como estratégia pedagógica pode contribuir para que os discentes expressem suas percepções e aprendizagens sobre LC? Para tal, estabeleceu como objetivo da pesquisa apresentar uma proposta de atividades interdisciplinares de LC, a partir da confecção de fanzines por estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo bibliográfico, haja vista a necessidade de aprofundar este tema em teóricos que abordam os níveis de Letramento Científico na prática pedagógica no ensino de Ciências. Espera-se, ao final, contribuir na busca de compreensão do lugar do ensino de Ciências a partir da análise da proposta de uso do fanzine como ferramenta didático-pedagógica para os profissionais da área de Ciências no Ensino Médio. |
Abstract: | This study seeks to answer the following question: How can using fanzine as a pedagogical strategy help students express their perceptions and learning about CL? To this end, the research objective was to present a proposal for interdisciplinary LC activities, based on the creation of fanzines by students from a 2nd year high school class (EM) at a public school in Rio Grande do Sul (RS). This is a bibliographic study, given the need to delve deeper into this topic with theorists who address the levels of Scientific Literacy in pedagogical practice in Science teaching. It is hoped, in the end, to contribute to the search for understanding the place of Science teaching based on the analysis of the proposal to use the fanzine as a didactic-pedagogical tool for professionals in Science in High School. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Ensino Médio Letramento Científico Fanzine Ferramenta |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5021 |
Data do documento: | 4-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_ Lisiane das Neves Marques.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.