Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5021
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FANZINES COMO FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Autor(es): Marques, Lisiane das Neves
Primeiro Orientador: Oliveira, Arquimar Barbosa de
Primeiro Membro da Banca: Silva, José Geraldo da
Segundo Membro da Banca: Favoretti, Venício
Resumo: Este estudo busca responder a seguinte questão: De que forma a utilização do fanzine como estratégia pedagógica pode contribuir para que os discentes expressem suas percepções e aprendizagens sobre LC? Para tal, estabeleceu como objetivo da pesquisa apresentar uma proposta de atividades interdisciplinares de LC, a partir da confecção de fanzines por estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo bibliográfico, haja vista a necessidade de aprofundar este tema em teóricos que abordam os níveis de Letramento Científico na prática pedagógica no ensino de Ciências. Espera-se, ao final, contribuir na busca de compreensão do lugar do ensino de Ciências a partir da análise da proposta de uso do fanzine como ferramenta didático-pedagógica para os profissionais da área de Ciências no Ensino Médio.
Abstract: This study seeks to answer the following question: How can using fanzine as a pedagogical strategy help students express their perceptions and learning about CL? To this end, the research objective was to present a proposal for interdisciplinary LC activities, based on the creation of fanzines by students from a 2nd year high school class (EM) at a public school in Rio Grande do Sul (RS). This is a bibliographic study, given the need to delve deeper into this topic with theorists who address the levels of Scientific Literacy in pedagogical practice in Science teaching. It is hoped, in the end, to contribute to the search for understanding the place of Science teaching based on the analysis of the proposal to use the fanzine as a didactic-pedagogical tool for professionals in Science in High School.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Ensino Médio
Letramento Científico
Fanzine
Ferramenta
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5021
Data do documento: 4-Dez-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Lisiane das Neves Marques.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.