Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CAPACITAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM SUPERMERCADOS: IMPACTOS NA SATISFAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR EM POSSE (GO)
Título(s) alternativo(s): IMPORTANCE OF QUALITY IN CUSTOMER SERVICE TRAINING IN SUPERMARKETS: IMPACTS ON CONSUMER SATISFACTION AND EXPERIENCE IN POSSE (GO)
Autor(es): Sousa, Lorrany Marques de
Primeiro Orientador: Neto Francisco, Daniel
Primeiro Membro da Banca: Feitosa, Rafael Rodrigues
Segundo Membro da Banca: Silva, Kelly Pereira da
Resumo: Este artigo aborda a relevância da satisfação no atendimento ao cliente nos supermercados do município de Posse–GO com o intuito de compreender as percepções dos consumidores sobre a qualidade dos serviços prestados. Desta forma, o objetivo central da pesquisa é avaliar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento oferecido, identificando áreas críticas e oportunidades de aprimoramento para a melhoria contínua dos serviços. Esta pesquisa científica, de natureza aplicada, tem enfoque qualitativo e quantitativo, constituída por meio de um estudo de caso exploratório-descritivo. Para a realização da pesquisa de campo, foi aplicado um questionário semi- estruturado aos consumidores locais. Os resultados indicam a necessidade de investimentos estratégicos em treinamentos para os colaboradores, de modo a elevar a qualidade do atendimento e otimizar a experiência do cliente nos supermercados analisados. Além disto, nota-se que dentre os pontos de insatisfação elencados pelos clientes, foram apontados: falta de empatia, personalização, comunicação e agilidade no checkout.
Abstract: This article addresses the relevance of customer satisfaction in supermarkets in the municipality of Posse–GO, aiming to understand consumers' perceptions of the quality of services provided. Thus, the central objective of the research is to assess the level of customer satisfaction regarding the service offered, identifying critical areas and opportunities for improvement to ensure continuous service enhancement. This scientific research, applied in nature, employs a qualitative and quantitative approach, structured through an exploratory-descriptive case study. To conduct the field research, a semi-structured questionnaire was administered to local consumers. The results indicate the need for strategic investments in staff training to enhance service quality and optimize the customer experience in the analyzed supermarkets. Furthermore, among the dissatisfaction points highlighted by customers, the following were noted: lack of empathy, personalization, communication, and agility at checkout.
Palavras-chave: Treinamento
Percepção dos clientes
Melhoria continua
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5020
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lorrany Marques de Sousa.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Lorrany Marques de Sousa.pdf62,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Lorrany Marques de Sousa.pdf68,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.