Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5002
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: BIOMAS BRASILEIROS AO ALCANCE DE TODOS: ESTRATÉGIAS BILÍNGUES QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO
metadata.dc.creator: Alves, Milene Débora
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Igor
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Igor
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Flávia
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Bruno
metadata.dc.description.resumo: O sistema educacional brasileiro ainda apresenta desafios significativos na adaptação de materiais didáticos e metodologias para o ensino no segundo idioma oficial do país, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho tem como objetivo desenvolver um e-book acessível voltado à comunidade surda e aos professores, abordando a temática dos biomas brasileiros de forma visual e interativa. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica sobre os biomas brasileiros, consulta com profissionais da educação e intérpretes de Libras, bem como a validação do conteúdo por membros da comunidade surda. Esperamos que o e-book promova a inclusão no aprendizado, facilitando o acesso ao conhecimento ambiental e sensibilizando para a importância da conservação dos biomas e da inclusão de pessoas surdas nos processos educacionais, alinhando-se aos princípios de "conhecer, amar e proteger" no contexto da educação ambiental.
Abstract: The Brazilian educational system continues to face significant challenges in adapting teaching materials and methodologies to accommodate the country’s second official language, Brazilian Sign Language (Libras). This study aims to develop an accessible e-book designed for the deaf community and educators, focusing on Brazilian biomes through a visual and interactive approach. The methodology involves bibliographic research on Brazilian biomes, consultations with education professionals and Libras interpreters, and content validation by members of the deaf community. The e-book is expected to promote inclusive learning by facilitating access to environmental knowledge and raising awareness of the importance of biome conservation and the inclusion of deaf individuals in educational processes, aligning with the principles of "know, love, and protect" within the context of environmental education.
Keywords: Biomas brasileiros
Educação ambiental
Inclusão
Material didático
Libras
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5002
Issue Date: 29-Nov-2024
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Milene Débora Alves.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.