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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4984
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PLANTAS MEDICINAIS E O CERRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES |
Autor(es): | Sousa, Thaís Gonçalves de |
Primeiro Orientador: | Rosa, Glacie Regina |
Primeiro Membro da Banca: | Ferreira, Gustavo Lopes |
Segundo Membro da Banca: | Salomão, Vanessa Maria Marques |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as plantas medicinais do Cerrado e a medicina popular, destacando a relevância desse conhecimento tradicional na formação docente no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Para tal, foi realizada uma oficina pedagógica durante a Semana do Meio Ambiente, voltada à apresentação das propriedades terapêuticas das plantas nativas, permitindo um aprofundamento do tema e o contato direto dos alunos com saberes locais. A metodologia empregada foi de natureza descritiva e qualitativa, favorecendo a interação entre os alunos e o conhecimento das plantas medicinais. A oficina incluiu atividades práticas, como a confecção de sucos e doações de plantas medicinais, que revelaram um aumento significativo no interesse dos estudantes em relação ao uso das plantas no cotidiano. Esta abordagem prática demonstrou a importância de integrar teoria e prática na educação, promovendo um aprendizado significativo. A experiência no PRP foi essencial para o desenvolvimento de uma formação docente crítica e reflexiva, capacitando futuros educadores a lidarem com a diversidade cultural e social de seus alunos. A pesquisa apontou que as plantas medicinais desempenham um papel vital na saúde das comunidades locais, além de ressaltar a necessidade de preservação desses saberes tradicionais. Conclui-se que a valorização das plantas medicinais do Cerrado e dos conhecimentos populares é fundamental para a promoção da saúde e a construção de uma educação inclusiva, que integre saberes científicos e tradicionais. Assim, o PRP se mostra como uma ferramenta essencial na formação de professores, incentivando uma prática pedagógica que respeite e valorize as riquezas do bioma Cerrado. |
Abstract: | The present study aims to investigate the relationship between medicinal plants of the Cerrado and popular medicine, highlighting the relevance of this traditional knowledge in teacher training within the Pedagogical Residency Program (PRP). For this purpose, a pedagogical workshop was conducted during Environment Week, focusing on presenting the therapeutic properties of native plants, allowing an in-depth exploration of the topic and direct contact between students and local knowledge. The methodology employed was descriptive and qualitative, favoring the interaction between students and the knowledge of medicinal plants. The workshop included practical activities such as making juices and donating medicinal plants, which revealed a significant increase in students’ interest in using these plants in their daily lives. This practical approach demonstrated the importance of integrating theory and practice in education, promoting meaningful learning. The experience within the PRP was essential for developing critical and reflective teacher training, equipping future educators to deal with the cultural and social diversity of their students. The research indicated that medicinal plants play a vital role in the health of local communities, emphasizing the need to preserve this traditional knowledge. It is concluded that valuing the medicinal plants of the Cerrado and popular knowledge is essential for promoting health and building inclusive education that integrates scientific and traditional knowledge. Thus, the PRP proves to be an essential tool in teacher training, encouraging pedagogical practice that respects and values the richness of the Cerrado biome. |
Palavras-chave: | Cerrado Formação Docente Medicina Popular Plantas Medicinais Programa Residência Pedagógica |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4984 |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
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