Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Glacie Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601434104970517pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.contributor.referee2Salomão, Vanessa Maria Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416262921307394pt_BR
dc.creatorSousa, Thaís Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6677707498255506pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T03:22:56Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-19T03:22:56Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4984-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the relationship between medicinal plants of the Cerrado and popular medicine, highlighting the relevance of this traditional knowledge in teacher training within the Pedagogical Residency Program (PRP). For this purpose, a pedagogical workshop was conducted during Environment Week, focusing on presenting the therapeutic properties of native plants, allowing an in-depth exploration of the topic and direct contact between students and local knowledge. The methodology employed was descriptive and qualitative, favoring the interaction between students and the knowledge of medicinal plants. The workshop included practical activities such as making juices and donating medicinal plants, which revealed a significant increase in students’ interest in using these plants in their daily lives. This practical approach demonstrated the importance of integrating theory and practice in education, promoting meaningful learning. The experience within the PRP was essential for developing critical and reflective teacher training, equipping future educators to deal with the cultural and social diversity of their students. The research indicated that medicinal plants play a vital role in the health of local communities, emphasizing the need to preserve this traditional knowledge. It is concluded that valuing the medicinal plants of the Cerrado and popular knowledge is essential for promoting health and building inclusive education that integrates scientific and traditional knowledge. Thus, the PRP proves to be an essential tool in teacher training, encouraging pedagogical practice that respects and values the richness of the Cerrado biome.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as plantas medicinais do Cerrado e a medicina popular, destacando a relevância desse conhecimento tradicional na formação docente no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Para tal, foi realizada uma oficina pedagógica durante a Semana do Meio Ambiente, voltada à apresentação das propriedades terapêuticas das plantas nativas, permitindo um aprofundamento do tema e o contato direto dos alunos com saberes locais. A metodologia empregada foi de natureza descritiva e qualitativa, favorecendo a interação entre os alunos e o conhecimento das plantas medicinais. A oficina incluiu atividades práticas, como a confecção de sucos e doações de plantas medicinais, que revelaram um aumento significativo no interesse dos estudantes em relação ao uso das plantas no cotidiano. Esta abordagem prática demonstrou a importância de integrar teoria e prática na educação, promovendo um aprendizado significativo. A experiência no PRP foi essencial para o desenvolvimento de uma formação docente crítica e reflexiva, capacitando futuros educadores a lidarem com a diversidade cultural e social de seus alunos. A pesquisa apontou que as plantas medicinais desempenham um papel vital na saúde das comunidades locais, além de ressaltar a necessidade de preservação desses saberes tradicionais. Conclui-se que a valorização das plantas medicinais do Cerrado e dos conhecimentos populares é fundamental para a promoção da saúde e a construção de uma educação inclusiva, que integre saberes científicos e tradicionais. Assim, o PRP se mostra como uma ferramenta essencial na formação de professores, incentivando uma prática pedagógica que respeite e valorize as riquezas do bioma Cerrado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thaís Gonçalves de Sousa (thais.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-19T02:16:05Z No. of bitstreams: 1 tcc thais gon sousa.pdf: 922300 bytes, checksum: 128f280302794f4e49fa2f5b9f5f6072 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-19T03:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc thais gon sousa.pdf: 922300 bytes, checksum: 128f280302794f4e49fa2f5b9f5f6072 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-19T03:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc thais gon sousa.pdf: 922300 bytes, checksum: 128f280302794f4e49fa2f5b9f5f6072 (MD5) Previous issue date: 2024-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectMedicina Popularpt_BR
dc.subjectPlantas Medicinaispt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePLANTAS MEDICINAIS E O CERRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thaís Gonçalves de Sousa.pdf900,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.