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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MÉTODO DE ESTRATIFICAÇÃO DE SOLO: DIMENSIONAMENTO DA MALHA DE ATERRAMENTO
Autor(es): Silva, Isac
Primeiro Orientador: Bonuti, Robert de Souza
Primeiro Membro da Banca: Couto, Luiz Alberto do
Segundo Membro da Banca: Paiva, Rodrigo Rodrigues da Cunha
Resumo: O presente estudo aborda o processo de dimensionamento adequado de sistemas de aterramento elétrico, essenciais para garantir a segurança dos usuários e a proteção de equipamentos contra choques elétricos e falhas originadas por descargas atmosféricas. Utilizou-se o método de Wenner para avaliar a resistividade aparente do solo em uma área próxima ao laboratório de uma instituição de ensino, localizada em Trindade-GO. Foram realizadas medições com diferentes espaçamentos entre hastes, analisando os dados coletados por meio de um processo em 12 etapas bem estruturadas. Os resultados indicaram significativa variação na resistividade do solo em função do espaçamento, evidenciando a necessidade de ajustes no número de hastes e em sua disposição para assegurar a eficiência do sistema de aterramento. A análise também revelou a importância de desprezar dados com desvios elevados em relação à média, aprimorando a precisão do cálculo. Concluiu-se que o correto dimensionamento da malha de aterramento, considerando a estratificação e resistividade do solo, é fundamental para garantir segurança e confiabilidade em sistemas elétricos. Este trabalho reforça a relevância de metodologias rigorosas no planejamento de sistemas de aterramento, contribuindo para práticas mais seguras e eficientes na engenharia elétrica.
Abstract: The present study addresses the process of proper design for electrical grounding systems, which are essential to ensure user safety and equipment protection against electrical shocks and failures caused by atmospheric discharges. The Wenner method was used to evaluate the apparent soil resistivity in an area near the laboratory of an educational institution located in Trindade-GO, Brazil. Measurements were performed with varying rod spacings, and the collected data were analyzed through a well-structured 12-step process. The results revealed a significant variation in soil resistivity depending on the spacing, underscoring the need for adjustments in the number and arrangement of rods to ensure the efficiency of the grounding system. The analysis also highlighted the importance of excluding data with high deviations from the mean to improve calculation accuracy. It was concluded that the proper design of the grounding mesh, considering soil stratification and resistivity, is critical to ensuring the safety and reliability of electrical systems. This study reinforces the importance of rigorous methodologies in the planning of grounding systems, contributing to safer and more efficient practices in electrical engineering.
Palavras-chave: Resistividade elétrica
Segurança elétrica
Sistema de Aterramento
Planejamento técnico
Engenharia elétrica
Electrical resistivity
Electrical safety
Grounding system
Technical planning
Electrical engineering
Área do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::INSTALACOES ELETRICAS PREDIAIS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4970
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

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