Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4920
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO
metadata.dc.creator: Silva, Maria Elenêuda e
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Arquimar Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, em colaboração com a sociedade. Tornar a educação igualitária, de qualidade e acessível, atendendo a todos, inclusive aqueles que estão incluídos no Transtorno do Espectro Autista (TEA), vai muito além da simples presença do estudante na sala de aula. Deve-se almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades. A educação é uma das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista, e o professor se destaca como mediador nesse processo inclusivo de ensino e aprendizagem. Contudo, ao tratar da inclusão, é importante destacar que, muitas vezes, o professor não está preparado para trabalhar com esses estudantes. Diante desse contexto, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: Quais são os desafios enfrentados pelo professor em relação à inclusão de estudantes com TEA na escola regular? A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, com uma abordagem qualitativa do tipo exploratório, a qual é empregada para interpretar, descrever e discutir informações, atribuindo-lhes significado. Observou-se que os professores da escola regular se sentem despreparados para lidar com estudantes autistas devido à falta de uma formação especializada para a educação especial. Outro problema identificado foi a ausência de participação ativa da família na vida escolar, além da carência de apoio de uma equipe multidisciplinar para a elaboração de um Plano Individualizado de Ensino (PIE) com estratégias que favoreçam a inclusão. Destaca-se, ainda, a necessidade de colaboração de toda a comunidade escolar, abrangendo desde a portaria até a direção da escola, para garantir uma inclusão eficaz e de qualidade.
Abstract: Education is a right for all and a duty of the State and the family, in collaboration with society. Making education equitable, of quality and accessible, serving everyone, including those with Autism Spectrum Disorder (ASD), goes far beyond the simple presence of the student in the classroom. Above all, the goal should be learning and the development of skills and potential, overcoming difficulties. Education is one of the greatest tools for the development of an autistic child, and the teacher stands out as a mediator in this inclusive teaching and learning process. However, when dealing with inclusion, it is important to highlight that, many times, the teacher is not prepared to work with these students. Given this context, the research presents the following problem: What are the challenges faced by the teacher in relation to the inclusion of students with ASD in regular schools? The methodology used was a bibliographic review of scientific articles and books, with a qualitative exploratory approach, which is used to interpret, describe and discuss information, attributing meaning to them. It was observed that regular school teachers feel unprepared to deal with autistic students due to the lack of specialized training in special education. Another problem identified was the lack of active family participation in school life, in addition to the lack of support from a multidisciplinary team to develop an Individualized Teaching Plan (PIE) with strategies that favor inclusion. It is also worth highlighting the need for collaboration from the entire school community, from the front desk to the school administration, to ensure effective and quality inclusion.
Keywords: Educação Inclusiva
TEA
Desafios do professor
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4920
Issue Date: 24-Oct-2024
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maria Elenêuda e Silva.pdfTCC em formato de artigo.1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.