Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4902
Tipo: Dissertação
Título: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E CAPACITAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): Artificial intelligence in teacher training: challenges, possibilities and a workshop for basic education
Autor(es): Santos, Mayke Franklin da Cruz
Primeiro Orientador: Silva, Cleber Cezar
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Christina Vargas Miranda
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Allisson Lopes
Resumo: A presente pesquisa investiga a integração da Inteligência Artificial (IA) na formação docente para propor uma capacitação que prepare professores da educação básica para os desafios e possibilidades das ferramentas de IA generativa. A metodologia utilizada combina revisão bibliográfica e estudo de campo, e busca responder à seguinte questão: quais as contribuições de uma oficina pedagógica sobre IA generativa para as práticas pedagógicas de docentes da educação básica? O aporte teórico fundamenta-se em estudos sobre a inclusão da IA na educação, aprendizado de máquina e suas aplicações pedagógicas. A pesquisa está estruturada em três capítulos. O primeiro realiza uma revisão da literatura sobre a IA na formação docente, revelando que a crescente popularidade de ferramentas como o ChatGPT está transformando o ensino e a aprendizagem. Embora a formação em IA ainda esteja em fase inicial no Brasil, a literatura aponta possibilidades de adaptação dos conceitos teóricos e práticos a diferentes contextos e níveis de maturidade dos docentes. O segundo apresenta um estudo de campo que explora os desafios e as possibilidades percebidos pelos docentes do IFTM – Campus Paracatu no uso pedagógico de ferramentas de IA generativa. Os resultados destacam o potencial dessas ferramentas para facilitar o acesso à informação, auxiliar na criação de conteúdo e personalizar o ensino, mas também levantam preocupações quanto à perda de habilidades cognitivas, dependência tecnológica e a necessidade de orientação para o uso responsável das IAs. O terceiro desenvolve e aplica uma oficina focada na integração da IA generativa, realizada durante a semana pedagógica no IFTM – Campus Paracatu. Esta oficina foi estruturada em três etapas: introdução teórica, reflexão sobre o uso ético da IA na educação e atividades práticas. Realizada com 45 docentes de diversas áreas, a oficina destacou ferramentas como o MagicSchool, que oferece recursos pedagógicos específicos para o contexto da educação básica. A capacitação permitiu aos professores uma compreensão mais aprofundada das potencialidades da IA generativa, capacitando-os a integrar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas de forma eficiente e ética, promovendo assim o desenvolvimento de novas competências no contexto escolar. Esta pesquisa, fundamentada na literatura e na criação de um produto educacional formativo para docentes, embora focada em um recorte que representa apenas uma fração dos professores no Brasil, demonstra uma contribuição relevante. Ela contribui com a formação continuada e promove o letramento digital em IA de maneira interdisciplinar, oferecendo um caminho viável para o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas.
Abstract: This research investigates the integration of Artificial Intelligence (AI) in teacher training to propose a program that prepares basic education teachers for the challenges and opportunities of generative AI tools. The methodology combines a literature review and field study, aiming to answer the question: what contributions can a pedagogical workshop on generative AI bring to the pedagogical practices of basic education teachers? The theoretical foundation is based on studies of AI inclusion in education, machine learning, and its educational applications. The research is structured into three chapters. The first chapter reviews literature on AI in teacher training, revealing that tools like ChatGPT are reshaping teaching and learning. Although AI training is still in its early stages in Brazil, literature suggests possibilities for adapting theoretical and practical concepts to various contexts and teacher experience levels. The second chapter presents a field study exploring the challenges and possibilities identified by teachers at IFTM Paracatu regarding the pedagogical use of generative AI tools. The results highlight the potential of these tools to facilitate information access, assist in content creation, and personalize teaching, while also raising concerns about cognitive skill loss, technological dependence, and the need for guidance in the responsible use of AI. The third chapter develops and implements a workshop on generative AI integration, conducted during the pedagogical week at IFTM Paracatu. This workshop included theoretical introduction, ethical reflection on AI use in education, and practical activities. Conducted with 45 teachers from various fields, the workshop highlighted tools like MagicSchool, which provides educational resources specifically for basic education. This training enabled teachers to gain a deeper understanding of the potential of generative AI, equipping them to integrate these tools into their pedagogical practices effectively and ethically, thereby fostering new competencies within the school context. This research, supported by literature and the development of a formative educational product for teachers, offers a significant contribution despite focusing on a segment that represents only a fraction of teachers in Brazil. It supports continuous professional development and promotes digital literacy in AI in an interdisciplinary way, offering a viable path for developing competencies aligned with contemporary demands.
Palavras-chave: Novas tecnologias
Formação continuada
Letramento digital
Educação Básica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4902
Data do documento: 14-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Mayke Franklin da Cruz Santos.pdf8,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Mayke Franklin da Cruz Santos.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.