Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cleber Cezar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Christina Vargas Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120238270500914pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Allisson Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8597475279294004pt_BR
dc.creatorSantos, Mayke Franklin da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791974829189216pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-21T01:24:55Z-
dc.date.available2024-11-20-
dc.date.available2024-11-21T01:24:55Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4902-
dc.description.abstractThis research investigates the integration of Artificial Intelligence (AI) in teacher training to propose a program that prepares basic education teachers for the challenges and opportunities of generative AI tools. The methodology combines a literature review and field study, aiming to answer the question: what contributions can a pedagogical workshop on generative AI bring to the pedagogical practices of basic education teachers? The theoretical foundation is based on studies of AI inclusion in education, machine learning, and its educational applications. The research is structured into three chapters. The first chapter reviews literature on AI in teacher training, revealing that tools like ChatGPT are reshaping teaching and learning. Although AI training is still in its early stages in Brazil, literature suggests possibilities for adapting theoretical and practical concepts to various contexts and teacher experience levels. The second chapter presents a field study exploring the challenges and possibilities identified by teachers at IFTM Paracatu regarding the pedagogical use of generative AI tools. The results highlight the potential of these tools to facilitate information access, assist in content creation, and personalize teaching, while also raising concerns about cognitive skill loss, technological dependence, and the need for guidance in the responsible use of AI. The third chapter develops and implements a workshop on generative AI integration, conducted during the pedagogical week at IFTM Paracatu. This workshop included theoretical introduction, ethical reflection on AI use in education, and practical activities. Conducted with 45 teachers from various fields, the workshop highlighted tools like MagicSchool, which provides educational resources specifically for basic education. This training enabled teachers to gain a deeper understanding of the potential of generative AI, equipping them to integrate these tools into their pedagogical practices effectively and ethically, thereby fostering new competencies within the school context. This research, supported by literature and the development of a formative educational product for teachers, offers a significant contribution despite focusing on a segment that represents only a fraction of teachers in Brazil. It supports continuous professional development and promotes digital literacy in AI in an interdisciplinary way, offering a viable path for developing competencies aligned with contemporary demands.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a integração da Inteligência Artificial (IA) na formação docente para propor uma capacitação que prepare professores da educação básica para os desafios e possibilidades das ferramentas de IA generativa. A metodologia utilizada combina revisão bibliográfica e estudo de campo, e busca responder à seguinte questão: quais as contribuições de uma oficina pedagógica sobre IA generativa para as práticas pedagógicas de docentes da educação básica? O aporte teórico fundamenta-se em estudos sobre a inclusão da IA na educação, aprendizado de máquina e suas aplicações pedagógicas. A pesquisa está estruturada em três capítulos. O primeiro realiza uma revisão da literatura sobre a IA na formação docente, revelando que a crescente popularidade de ferramentas como o ChatGPT está transformando o ensino e a aprendizagem. Embora a formação em IA ainda esteja em fase inicial no Brasil, a literatura aponta possibilidades de adaptação dos conceitos teóricos e práticos a diferentes contextos e níveis de maturidade dos docentes. O segundo apresenta um estudo de campo que explora os desafios e as possibilidades percebidos pelos docentes do IFTM – Campus Paracatu no uso pedagógico de ferramentas de IA generativa. Os resultados destacam o potencial dessas ferramentas para facilitar o acesso à informação, auxiliar na criação de conteúdo e personalizar o ensino, mas também levantam preocupações quanto à perda de habilidades cognitivas, dependência tecnológica e a necessidade de orientação para o uso responsável das IAs. O terceiro desenvolve e aplica uma oficina focada na integração da IA generativa, realizada durante a semana pedagógica no IFTM – Campus Paracatu. Esta oficina foi estruturada em três etapas: introdução teórica, reflexão sobre o uso ético da IA na educação e atividades práticas. Realizada com 45 docentes de diversas áreas, a oficina destacou ferramentas como o MagicSchool, que oferece recursos pedagógicos específicos para o contexto da educação básica. A capacitação permitiu aos professores uma compreensão mais aprofundada das potencialidades da IA generativa, capacitando-os a integrar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas de forma eficiente e ética, promovendo assim o desenvolvimento de novas competências no contexto escolar. Esta pesquisa, fundamentada na literatura e na criação de um produto educacional formativo para docentes, embora focada em um recorte que representa apenas uma fração dos professores no Brasil, demonstra uma contribuição relevante. Ela contribui com a formação continuada e promove o letramento digital em IA de maneira interdisciplinar, oferecendo um caminho viável para o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mayke Franklin da Cruz Santos (mayke.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-11-20T16:51:02Z No. of bitstreams: 1 DissertacaoComFichaCatalografica.pdf: 8323613 bytes, checksum: 2204c6d8445b97fc6b065d8cb58c6c00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-11-21T01:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissertacaoComFichaCatalografica.pdf: 8323613 bytes, checksum: 2204c6d8445b97fc6b065d8cb58c6c00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T01:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoComFichaCatalografica.pdf: 8323613 bytes, checksum: 2204c6d8445b97fc6b065d8cb58c6c00 (MD5) Previous issue date: 2024-11-14en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABAR, C. A. A. P.; ALMEIDA, M. V. Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria. REMATEC, v. 19, n. 48, p. e2024003, 2024. <https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590> ABRAMOVAY, R. O fim do trabalho. Entre a distopia e a emancipação. Estudos Avançados, v. 35, p. 139–150, 2021. <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.010> ANDRÉ, C. F.; AZEVEDO, A. B.; ANDRADE, F. Inclusão digital e inteligência artificial na educação: avanços, desafios e oportunidades para alunos e professores da educação básica à educação superior. Educação & Linguagem, v. 26, n. 1, p. 211–236, 2023. <https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p211-236>. ARUDA, E. P. Inteligência artificial generativa no contexto da transformação do trabalho docente. Educação em Revista, v. 40, p. 1-6 2024. <https://doi.org/10.1590/0102-469848078> AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 2003. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, 1977. BRASÃO, M. R.; ARAÚJO, J. C. S. NADA É NOVO, MAS TUDO MUDOU: a metamorfose da escola. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/13593>. Acesso em: 02/05/2024. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 02/05/2024. CARVALHO, A. C. P. L. F. Inteligência artificial: riscos, benefícios e uso responsável. Estudos Avançados, v. 35, p. 21–36, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/ZnKyrcrLVqzhZbXGgXTwDtn>. Acesso em: 07/05/2024. DAL-FARRA, R. A.; LOPES, P. T. C. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013. <https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698> FARIAS, G. B. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 58-76, 2022. <https://doi.org/10.1590/1981-5344/39999> FEENBERG, A. Critical theory of technology: An overview. Information technology in librarianship: New critical approaches, p. 31-46, 2008. Disponível em: < https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/45943475/Information_Technology_in_Librarianship__New_Critical_Approaches-libre.pdf>. Acesso em: 29/10/2024. FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, p. 421-431, 2010. <https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015>. FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, v. 26, p. 335-352, 2010. <https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017> GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017. GIRAFFA, L.; KHOLS-SANTOS, P. Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, v. 8, n. 1, p. 116-134, 2023. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48127>. Acesso em: 02/05/2024. GUEDES, T. A; MARTINS, A. B. T.; ACORSI, C. R. L.; JANEIRO, V. Estatística descritiva. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, p. 1-49, 2005. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf>. Acesso em: 21/08/2024. KERSUL, G. ChatGPT e o futuro da inteligência artificial nos negócios. Exame [Online], 2023. Disponível em: <https://exame.com/inteligencia-artificial/chatgpt-e-o-futuro-da-inteligencia-artificial-nos-negocios>. Acesso em: 22/01/2024. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LUDERMIR, T. B. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, v. 35, p. 85-94, 2021. <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.007> MARCHI, C. F. O cérebro eletrônico que me dá socorro: Os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774>. Acesso em 04/11/2024. MARCOM, J. L. R.; PORTO, A. P. T.; BARROS, D. M. V. A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade. Dialogia, n. 47, p. e25578, 2023. <https://doi.org/10.5585/47.2023.25578> MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 2017. OLIVEIRA, E. A. S. Conhecimento Poderoso e Inteligência Artificial (IA): Aliando Didaticamente Tecnologias para Educabilidades. Sisyphus: Journal of Education, v. 11, n. 3, p. 31-45, 2023. <https://doi.org/10.25749/sis.29463> PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2011. RICH, E.; KNIGHT, K. Artificial intelligence. 2.ed. s.l.: McGraw-Hill, 1991. RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. Boston: Pearson, 2016. SAMPAIO, R. C.; NICOLÁS, M. A.; JUNQUILHO, T. A.; SILVA, L. R. L.; FREITAS, C. S.; TELLES, M.; TEIXEIRA, J. S.; ESCÓSSIA, F.; SANTOS, L. C. ChatGPT e outras IAs transformarão a pesquisa científica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia e Política, v. 32, p. e008, 2024. <https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008> SANTOS, M. F. C.; SILVA, C. C. Desafios e possibilidades da inteligência artificial generativa para a educação básica: um estudo com docentes do IFTM Paracatu. SciELO Preprints, 2024. <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9628> SANTOS, M. F. C.; SILVA, C. C. Inteligência artificial na formação docente: uma revisão da literatura. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 21, p. 11364, 2024. Disponível em: <https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11364>. Acesso em: 25/09/2024. SICHMAN, J. S. Inteligência artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, v. 35, p. 37–50, 2021. <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004> SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo. 1993. TROJAN, R. M.; SIPRAKI, R. Perspectivas de estudos comparados a partir da aplicação da escala Likert de 4 pontos: um estudo metodológico da pesquisa TALIS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 2, p. 275-300, 2015. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6203104>. Acesso em 03/11/2024. WEBBER, C. G.; FLORES, D. Roteiro para a integração da inteligência artificial em experiências de ensino. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 1-17, 2023. <https://doi.org/10.35819/tear.v12.n2.a6861> WEBBER, C.; CESARO, C.; GUDER, D., FRORES, D., BECKER, J. V. Experiências do pensamento computacional no ensino de ciências e matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. especial, p. 120-134, 2022. <https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12853>pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E CAPACITAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence in teacher training: challenges, possibilities and a workshop for basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Mayke Franklin da Cruz Santos.pdf8,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Mayke Franklin da Cruz Santos.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.