Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/488
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MÉTODOS DIFERENCIADOS PARA APRENDER A TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO: USANDO AS MÃOS COMO UMA TÉCNICA ALTERNATIVA
Autor(es): Rezende, Paula Nùbia
Primeiro Orientador: Teixeira, Agda Lovato
Resumo: Saber a tabuada é fundamental, mas são muitas as dificuldades encontradas em seu ensino. Muitos educadores insistem no ensino linear, fragmentado e mecanizado por meio da repetição, o ideal seria ensinar o processo das operações. Devemos buscar métodos diferenciados de ensinar, mais atrativos para os alunos. Pensando nisso, surgiu a importância de utilizar metodologias diferenciadas para o ensino da tabuada. O objetivo é identificar e especificar as dificuldades que os alunos do 6º e 7º anos do Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, localizado no município de Urutaí-GO, têm em fazer cálculos, além de compreender a tabuada de uma forma mais prazerosa. Será aplicado um questionário para analisar as dificuldades dos alunos em aprender e compreender a matemática, realizaremos também um pré-teste para verificar quais são as principais dificuldades sobre as operações. Logo, serão realizadas oficinas com a proposta de trabalhar as propriedades da multiplicação, e ensinar a utilizar as mãos para obter as multiplicações de 6 a 10 como uma técnica alternativa, além de outros métodos usados na tabuada de cinco, seis e nove. Ao final, aplicaremos um pós-teste para analisar o quão produtivo foi a implementação desses métodos. Esperamos com esse trabalho minimizar as dificuldades encontradas e ensinar a tabuada de modo dinâmico.
Abstract: Knowing the table is fundamental, but there are many difficulties encountered in your teaching. Many educators insist on linear, fragmented and mechanized teaching through repetition, the ideal would be to teach the process of operations. We must seek differentiated methods of teaching, more attractive to students. With this in mind, the importance of using differentiated methodologies for teaching the tables has arisen. The objective is to identify and specify the difficulties that the students of the 6th and 7th years of the State College Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, located in the municipality of Urutaí-GO, have in making calculations, besides understanding the table in a more pleasurable way. A questionnaire will be applied to analyze students' difficulties in learning and understanding mathematics, we will also conduct a pre-test to see what the main difficulties are about operations. Soon, workshops will be held with the proposal to work on the properties of multiplication, and teach to use the hands to obtain multiplications from 6 to 10 as an alternative technique, in addition to other methods used in the five, six and nine tables. At the end, we will apply a post-test to analyze how productive these methods were. We hope with this work to minimize the difficulties encountered and to teach the table in a dynamic way.
Palavras-chave: Método Diferenciado, Tabuada, Cálculo Mental.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/488
Data do documento: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Paula_Núbia_de_Rezende.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.