Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4854
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Autor(es): | Santos, Sara Dias |
Primeiro Orientador: | Lima, Samara Gonçalves |
Primeiro Membro da Banca: | Loureiro, Maria Otávia Battaglin |
Segundo Membro da Banca: | Santos, Adelson Barbosa |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender o papel do professor de História na formação social dos estudantes do ensino fundamental II, abordando a importância desse componente curricular para a formação cidadã dos alunos. Assim, os objetivos desta pesquisa foram identificar como o professor pode contribuir para a formação social dos estudantes e discutir sua atuação como agente de transformação social por meio de sua prática pedagógica. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica. Para debater e compreender o tema em estudo, seguimos os caminhos da pesquisa qualitativa, explorando e interpretando artigos científicos e textos já publicados de autores como Oliveira (2013), Esclarin (2006) e Libâneo (1994). A partir dos resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica, foi possível compreender que o professor de História desempenha um papel crucial na formação social dos estudantes. As aulas de História são fundamentais para o desenvolvimento de valores, cidadania, ética e senso crítico, possibilitando que os estudantes compreendam o contexto em que vivem e tenham uma visão crítica sobre o passado e o presente, tornando-se, assim, cidadãos mais conscientes e engajados na sociedade. |
Abstract: | This work sought to understand the role of the History teacher in the social formation of elementary school II students, addressing the importance of this curricular component for the students' citizenship education. Thus, the objectives of this research were to identify how the teacher can contribute to the social formation of students and to discuss his (or her) role as an agent of social transformation through his (or her) pedagogical practice. As a methodological resource, we used bibliographical research. To discuss and understand the topic under study, we followed the paths of qualitative research, exploring and interpreting scientific articles and previously published texts by authors such as Oliveira (2013), Esclarin (2006), and Libâneo (1994). Based on the results obtained through bibliographical research, it was possible to understand that the History teacher plays a crucial role in the social formation of students. History classes are fundamental for the development of values, citizenship, ethics, and critical thinking, enabling students to understand the context in which they live and to have a critical perspective on both the past and the present, thus becoming more conscious and engaged citizens in society. |
Palavras-chave: | Professor História Formação Social Estudantes |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4854 |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_ Sara Dias.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.