Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Samara Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843494046967820pt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Maria Otávia Battaglin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998963792607571pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adelson Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9521305342053983pt_BR
dc.creatorSantos, Sara Dias-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8271614921085811pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-28T01:12:46Z-
dc.date.available2024-10-28-
dc.date.available2024-10-28T01:12:46Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4854-
dc.description.abstractThis work sought to understand the role of the History teacher in the social formation of elementary school II students, addressing the importance of this curricular component for the students' citizenship education. Thus, the objectives of this research were to identify how the teacher can contribute to the social formation of students and to discuss his (or her) role as an agent of social transformation through his (or her) pedagogical practice. As a methodological resource, we used bibliographical research. To discuss and understand the topic under study, we followed the paths of qualitative research, exploring and interpreting scientific articles and previously published texts by authors such as Oliveira (2013), Esclarin (2006), and Libâneo (1994). Based on the results obtained through bibliographical research, it was possible to understand that the History teacher plays a crucial role in the social formation of students. History classes are fundamental for the development of values, citizenship, ethics, and critical thinking, enabling students to understand the context in which they live and to have a critical perspective on both the past and the present, thus becoming more conscious and engaged citizens in society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender o papel do professor de História na formação social dos estudantes do ensino fundamental II, abordando a importância desse componente curricular para a formação cidadã dos alunos. Assim, os objetivos desta pesquisa foram identificar como o professor pode contribuir para a formação social dos estudantes e discutir sua atuação como agente de transformação social por meio de sua prática pedagógica. Como recurso metodológico, lançamos mão da pesquisa bibliográfica. Para debater e compreender o tema em estudo, seguimos os caminhos da pesquisa qualitativa, explorando e interpretando artigos científicos e textos já publicados de autores como Oliveira (2013), Esclarin (2006) e Libâneo (1994). A partir dos resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica, foi possível compreender que o professor de História desempenha um papel crucial na formação social dos estudantes. As aulas de História são fundamentais para o desenvolvimento de valores, cidadania, ética e senso crítico, possibilitando que os estudantes compreendam o contexto em que vivem e tenham uma visão crítica sobre o passado e o presente, tornando-se, assim, cidadãos mais conscientes e engajados na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Dias dos Santos (sara.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-25T22:44:31Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Sara Dias.pdf: 2054654 bytes, checksum: 76edf96c6760286d4f7e541ce81e267e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-28T01:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Sara Dias.pdf: 2054654 bytes, checksum: 76edf96c6760286d4f7e541ce81e267e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-28T01:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Sara Dias.pdf: 2054654 bytes, checksum: 76edf96c6760286d4f7e541ce81e267e (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFormação Socialpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Sara Dias.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.