Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4789
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DA BNCC |
Autor(es): | Costa, Francielcio Silva da |
Resumo: | Dessa forma, este trabalho acadêmico aborda um tema relevante para a sociedade atual, para o ensino de Sociologia do ensino médio e para a educação de um modo geral. Já a respeito dos objetivos que nortearam este estudo científico, cita-se: analisar a representação da mulher negra brasileira a partir da análise dos livros didáticos de Sociologia adotados no ensino médio público do Piauí, compreender o papel da mulher negra na formação cultural do nosso país mediante os livros didáticos de Sociologia, salientar os principais desafios acerca do ensino de Sociologia no que tange a invisibilidade das mulheres negras e destacar os motivos da pouca representatividade das mulheres negras brasileiras nos conteúdo dos livros didáticos de Sociologia do ensino médio público do Piauí. No que tange a situação problema que motivou a realização desta pesquisa, questionam-se quais as representações das mulheres negras nos livros didáticos de Sociologia adotados na rede pública estadual do Piauí? Em relação ao referencial teórico que fundamentou este artigo, apontam-se os seguintes autores: Bodart (2021), Guimarães (2003) e Rocha (2017). Quanto à metodologia desta pesquisa acadêmica pautaram-se em um estudo de caráter bibliográfico a partir de fontes escritas, tais como: artigos científicos, monografias e livros. Por fim, este assunto trabalhado nesse artigo é pertinente para a área das Ciências Humanas em geral, visto que ele é interdisciplinar e pode ser estudado pela História, pela Geografia, pela Filosofia e pela própria Sociologia. |
Abstract: | In this way, this academic work addresses a topic that is relevant to today's society, to the teaching of Sociology in high school and to education in general. Regarding the objectives that guided this scientific study, it is mentioned: analyzing the representation of black Brazilian women based on the analysis of Sociology textbooks adopted in public high schools in Piauí, understanding the role of black women in the cultural formation of our country through Sociology textbooks, highlight the main challenges regarding the teaching of Sociology regarding the invisibility of black women and highlight the reasons for the low representation of Brazilian black women in the content of Sociology textbooks in public high schools in Piauí. Regarding the problem situation that motivated this research, the question is what are the representations of black women in Sociology textbooks adopted in the state public school system of Piauí? In relation to the theoretical framework that supported this article, the following authors are highlighted: Bodart (2021), Guimarães (2003) and Rocha (2017). As for the methodology of this academic research, it was based on a bibliographical study based on written sources, such as: scientific articles, monographs and books. Finally, this subject discussed in this article is pertinent to the area of Human Sciences in general, since it is interdisciplinary and can be studied through History, Geography, Philosophy and Sociology itself. |
Palavras-chave: | BNCC. Mulheres negras. Invisibilidade. Livros Didáticos de Sociologia. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4789 |
Data do documento: | 2-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf | Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf | 998,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.