Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Francielcio Silva da-
dc.date.accessioned2024-09-26T19:29:16Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-09-26T19:29:16Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4789-
dc.description.abstractIn this way, this academic work addresses a topic that is relevant to today's society, to the teaching of Sociology in high school and to education in general. Regarding the objectives that guided this scientific study, it is mentioned: analyzing the representation of black Brazilian women based on the analysis of Sociology textbooks adopted in public high schools in Piauí, understanding the role of black women in the cultural formation of our country through Sociology textbooks, highlight the main challenges regarding the teaching of Sociology regarding the invisibility of black women and highlight the reasons for the low representation of Brazilian black women in the content of Sociology textbooks in public high schools in Piauí. Regarding the problem situation that motivated this research, the question is what are the representations of black women in Sociology textbooks adopted in the state public school system of Piauí? In relation to the theoretical framework that supported this article, the following authors are highlighted: Bodart (2021), Guimarães (2003) and Rocha (2017). As for the methodology of this academic research, it was based on a bibliographical study based on written sources, such as: scientific articles, monographs and books. Finally, this subject discussed in this article is pertinent to the area of Human Sciences in general, since it is interdisciplinary and can be studied through History, Geography, Philosophy and Sociology itself.pt_BR
dc.description.resumoDessa forma, este trabalho acadêmico aborda um tema relevante para a sociedade atual, para o ensino de Sociologia do ensino médio e para a educação de um modo geral. Já a respeito dos objetivos que nortearam este estudo científico, cita-se: analisar a representação da mulher negra brasileira a partir da análise dos livros didáticos de Sociologia adotados no ensino médio público do Piauí, compreender o papel da mulher negra na formação cultural do nosso país mediante os livros didáticos de Sociologia, salientar os principais desafios acerca do ensino de Sociologia no que tange a invisibilidade das mulheres negras e destacar os motivos da pouca representatividade das mulheres negras brasileiras nos conteúdo dos livros didáticos de Sociologia do ensino médio público do Piauí. No que tange a situação problema que motivou a realização desta pesquisa, questionam-se quais as representações das mulheres negras nos livros didáticos de Sociologia adotados na rede pública estadual do Piauí? Em relação ao referencial teórico que fundamentou este artigo, apontam-se os seguintes autores: Bodart (2021), Guimarães (2003) e Rocha (2017). Quanto à metodologia desta pesquisa acadêmica pautaram-se em um estudo de caráter bibliográfico a partir de fontes escritas, tais como: artigos científicos, monografias e livros. Por fim, este assunto trabalhado nesse artigo é pertinente para a área das Ciências Humanas em geral, visto que ele é interdisciplinar e pode ser estudado pela História, pela Geografia, pela Filosofia e pela própria Sociologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francielcio Silva da Costa (francielcio.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-09-26T19:04:35Z No. of bitstreams: 1 Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf: 1022490 bytes, checksum: f53249d478a3826dff25291d5f3f12b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-09-26T19:29:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf: 1022490 bytes, checksum: f53249d478a3826dff25291d5f3f12b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-26T19:29:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf: 1022490 bytes, checksum: f53249d478a3826dff25291d5f3f12b1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofA INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DA BNCCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCC. Mulheres negras. Invisibilidade. Livros Didáticos de Sociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DA BNCCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdfArtigo Francielcio Silva da Costa Finalizado.pdf998,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.