Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4686
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A PRODUÇÃO DE PODCAST COMO INSTRUMENTO DE PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES
metadata.dc.creator: Gomes, Renato Augusto Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Gill, Claudine Faleiro
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda a produção de podcast e as suas potencialidades no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. O trabalho parte da experiência de um podcast intitulado “Moinho Cast”, produzido em um colégio particular de Goiânia. Diante da cultura digital, na qual os jovens estão inseridos, metodologias que proporcionam a inserção das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem são essenciais para despertar o protagonismo e a cidadania dos estudantes. A elaboração de um podcast oportuniza a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Com base em um referencial teórico sobre as temáticas do protagonismo, da educação e da tecnologia, os objetivos do artigo são analisar as potencialidades do podcast na consolidação do protagonismo dos estudantes e verificar o papel do docente na inserção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, é possível concluir que a produção de podcast por estudantes, debatendo temas relevantes em seu cotidiano, amplia as possibilidades de participação ativa e auxilia na formação cidadã dos jovens, para além da sala de aula.
Abstract: This article discusses podcast production and its potential in developing student protagonism. The work is based on the experience of a podcast titled "Moinho Cast," produced at a private school in Goiânia. In the digital culture in which young people are immersed, methodologies that incorporate Digital Communication and Information Technologies (DCIT) into the teaching and learning process are essential to foster student protagonism and citizenship. The creation of a podcast enables active student participation in the knowledge construction process. Based on a theoretical framework on the themes of protagonism, education, and technology, the objectives of the article are to analyze the potential of podcasts in consolidating student protagonism and to examine the role of teachers in integrating technologies into the teaching-learning process. Finally, it can be concluded that podcast production by students, discussing relevant topics in their daily lives, expands the possibilities for active participation and aids in the civic formation of young people beyond the classroom.
Keywords: Podcast
Protagonismo
Educação
Tecnologia
Cidadania
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4686
Issue Date: 13-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_esp_Renato Augusto Souza Gomes.pdf2,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.