Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4616
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA DO IF GOIANO
Autor(es): Oliveira, Yasmine Simões de; Silva, Vanessa Cristina Cunha
Primeiro Orientador: Cruz, Joseany Rodrigues
Primeiro Coorientador: Monteiro, Vivian de Faria Caixeta
Primeiro Membro da Banca: Lima, Miriã Nunes Porto
Segundo Membro da Banca: Cruz, Joseany Rodrigues
Terceiro Membro da Banca: Dias, Marco Antonio Harms
Resumo: A Educação a Distância (EaD) vem adquirindo reconhecimento como modalidade de educação apropriada com alcance de metas de políticas públicas, especialmente no Brasil, onde acontece grande dispersão geográfica dos alunos. Esse movimento contribui de forma significativa para que a modalidade possibilite a utilização de novas metodologias para a disseminação do saber. A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os discentes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas que podem ser mais eficazes no perfil da sua turma, incluindo o uso das metodologias ativas. Ao utilizar recursos tecnológicos comuns na sociedade da informação, em benefício do processo de ensino aprendizagem, é possível romper a barreira frente a essas tecnologias e possibilitar o uso também para o desenvolvimento da própria aprendizagem. Os estudos analisados direcionam para algumas ferramentas que podem facilitar a praticabilidade das metodologias dentro do ambiente virtual EaD. As Metodologias Ativas são ferramentas utilizadas com o objetivo de direcionar os docentes para que tenham acesso, assim auxiliando na execução das aulas, de forma a engajar os estudantes, proporcionando protagonismo na construção do conhecimento. Portanto, é necessário que os docentes reconheçam quais as metodologias ativas são destinadas à Educação a Distância. Nesta pesquisa, o estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de promover um maior entendimento sobre a utilização das ferramentas tecnológicas educacionais e o poder transformador destas no percurso acadêmico, e na curva de aprendizagem dos discentes envolvidos, proporcionando aulas mais interativas, dinâmicas, possibilitando a maior absorção do conhecimento repassado. Para isto, foi elaborada a disciplina “Ferramentas Interativas na Educação a Distância”, disponibilizada para os docentes e corpo técnico do curso de pós-graduação em formação pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica (EPT).A referida disciplina apresentou a importância da interatividade na EaD, além de algumas ferramentas interativas que podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Distance Education (DE) has been gaining recognition as an appropriate education modality with the achievement of public policy goals, especially in Brazil, where there is a great geographical dispersion of students. This movement contributes significantly to the modality enabling the use of new methodologies for the dissemination of knowledge. Learning in Distance Education must occur in order to engage students, providing protagonism in the construction of knowledge. In this sense, educators need to feel prepared and know which methods and tools can be most effective in the profile of their class, including the use of active methodologies. By using common technological resources in the information society, for the benefit of the teaching-learning process, it is possible to break the barrier against these technologies and enable their use also for the development of learning itself. The analyzed studies point to some tools that can facilitate the feasibility of methodologies within the virtual distance learning environment. Active Methodologies are tools used with the objective of directing teachers so that they have access, thus assisting in the execution of classes, in order to engage students, providing protagonism in the construction of knowledge. Therefore, it is necessary for teachers to recognize which active methodologies are intended for Distance Education. In this research, the study was developed from the need to promote a greater understanding of the use of educational technological tools and their transformative power in the academic path, and in the learning curve of the students involved, providing more interactive, dynamic classes, enabling greater absorption of the knowledge passed on. For this, the discipline "Interactive Tools in Distance Education" was elaborated, made available to teachers and technical staff of the postgraduate course in pedagogical training for Professional and Technological Education (EPT). This course presented the importance of interactivity in distance education, in addition to some interactive tools that can help in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação a Distância
Ferramentas Educacionais
Interatividade
Tecnologias
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4616
Data do documento: 18-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.