Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cruz, Joseany Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0072100387022033pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Vivian de Faria Caixeta-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1619630051037589pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Miriã Nunes Porto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9081735576465561pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Joseany Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0072100387022033pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Marco Antonio Harms-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260913447908905pt_BR
dc.creatorOliveira, Yasmine Simões de; Silva, Vanessa Cristina Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5602634507030450pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T11:18:29Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-18T11:18:29Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4616-
dc.description.abstractDistance Education (DE) has been gaining recognition as an appropriate education modality with the achievement of public policy goals, especially in Brazil, where there is a great geographical dispersion of students. This movement contributes significantly to the modality enabling the use of new methodologies for the dissemination of knowledge. Learning in Distance Education must occur in order to engage students, providing protagonism in the construction of knowledge. In this sense, educators need to feel prepared and know which methods and tools can be most effective in the profile of their class, including the use of active methodologies. By using common technological resources in the information society, for the benefit of the teaching-learning process, it is possible to break the barrier against these technologies and enable their use also for the development of learning itself. The analyzed studies point to some tools that can facilitate the feasibility of methodologies within the virtual distance learning environment. Active Methodologies are tools used with the objective of directing teachers so that they have access, thus assisting in the execution of classes, in order to engage students, providing protagonism in the construction of knowledge. Therefore, it is necessary for teachers to recognize which active methodologies are intended for Distance Education. In this research, the study was developed from the need to promote a greater understanding of the use of educational technological tools and their transformative power in the academic path, and in the learning curve of the students involved, providing more interactive, dynamic classes, enabling greater absorption of the knowledge passed on. For this, the discipline "Interactive Tools in Distance Education" was elaborated, made available to teachers and technical staff of the postgraduate course in pedagogical training for Professional and Technological Education (EPT). This course presented the importance of interactivity in distance education, in addition to some interactive tools that can help in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoA Educação a Distância (EaD) vem adquirindo reconhecimento como modalidade de educação apropriada com alcance de metas de políticas públicas, especialmente no Brasil, onde acontece grande dispersão geográfica dos alunos. Esse movimento contribui de forma significativa para que a modalidade possibilite a utilização de novas metodologias para a disseminação do saber. A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os discentes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento. Nesse sentido, os educadores precisam se sentir preparados e conhecer quais métodos e ferramentas que podem ser mais eficazes no perfil da sua turma, incluindo o uso das metodologias ativas. Ao utilizar recursos tecnológicos comuns na sociedade da informação, em benefício do processo de ensino aprendizagem, é possível romper a barreira frente a essas tecnologias e possibilitar o uso também para o desenvolvimento da própria aprendizagem. Os estudos analisados direcionam para algumas ferramentas que podem facilitar a praticabilidade das metodologias dentro do ambiente virtual EaD. As Metodologias Ativas são ferramentas utilizadas com o objetivo de direcionar os docentes para que tenham acesso, assim auxiliando na execução das aulas, de forma a engajar os estudantes, proporcionando protagonismo na construção do conhecimento. Portanto, é necessário que os docentes reconheçam quais as metodologias ativas são destinadas à Educação a Distância. Nesta pesquisa, o estudo foi desenvolvido a partir da necessidade de promover um maior entendimento sobre a utilização das ferramentas tecnológicas educacionais e o poder transformador destas no percurso acadêmico, e na curva de aprendizagem dos discentes envolvidos, proporcionando aulas mais interativas, dinâmicas, possibilitando a maior absorção do conhecimento repassado. Para isto, foi elaborada a disciplina “Ferramentas Interativas na Educação a Distância”, disponibilizada para os docentes e corpo técnico do curso de pós-graduação em formação pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica (EPT).A referida disciplina apresentou a importância da interatividade na EaD, além de algumas ferramentas interativas que podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Yasmine Simões de Oliveira (yasmine.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-14T20:43:41Z No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf: 753103 bytes, checksum: 33e85263c885eab10bcf15f1598f4984 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada YASMINE informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); -- Falta folha de aprovação do trabalho assinada pela banca; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2024-07-16T11:07:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Yasmine Simões de Oliveira (yasmine.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-17T22:43:40Z No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf: 1598686 bytes, checksum: 3c3e7d65cc2d82b6e8c26d6a98e22763 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-18T11:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf: 1598686 bytes, checksum: 3c3e7d65cc2d82b6e8c26d6a98e22763 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-18T11:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf: 1598686 bytes, checksum: 3c3e7d65cc2d82b6e8c26d6a98e22763 (MD5) Previous issue date: 2024-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFerramentas Educacionaispt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA DO IF GOIANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_Especialização_Yasmine Oliveira_Vanessa Silva.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.