Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4604
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA VOLTADAS PARA DISCENTES AUTISTAS |
metadata.dc.creator: | Uchoa, Mikaela Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, José Geraldo da |
metadata.dc.description.resumo: | O texto trata sobre a políticas públicas para discentes autistas, sob a ótica da legislação brasileira. Analisando os principais documentos legislativos sobre o tema, como a Constituição Federal de 1988, a Lei brasileira de Inclusão, a lei Berenice Piana e ainda a Lei de Diretrizes e bases da Educação. Esse resumo tem por objetivo descrever e analisar as políticas públicas educacionais presentes nas legislações, voltadas para a educação especial de discentes portadores do transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando técnicas de análise de conteúdo. O universo de estudo compreendeu as políticas públicas educacionais previstas nas leis mencionadas. Já a amostra foi delimitada pelas principais leis sobre a temática. O estudo permitiu esclarecer que a lei possibilita através de políticas públicas, o acesso e a permanência na escola dos alunos neurodiversos, reconhecendo a diversidade dos estudantes e a necessidade de oferecer suporte adequado às suas necessidades educacionais específicas. |
Abstract: | The text deals with public policies for autistic students, from the perspective of Brazilian legislation. Analyzing the main legislative documents on the subject, such as the Federal Constitution of 1988, the Brazilian Inclusion Law, the Berenice Piana law and the Education Guidelines and Bases Law. This summary aims to describe and analyze the public educational policies present in legislation, aimed at the special education of students with autism spectrum disorder. The methodology used was a qualitative, bibliographic approach, using content analysis techniques. The study universe comprised the public educational policies provided for in the aforementioned laws. The sample was delimited by the main laws on the subject. The study made it possible to clarify that the law makes it possible, through its public policies, for neurodiverse students to access and remain at school, recognizing the diversity of students and the need to offer adequate support to their specific educational needs. |
Keywords: | Discentes autistas Educação especial Legislação brasileira Políticas públicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4604 |
Issue Date: | May-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - Mikaela Almeida Uchoa.pdf | 623,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.