Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Geraldo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4818556626306860 | pt_BR |
dc.creator | Uchoa, Mikaela Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6879303284905691 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T01:15:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T01:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4604 | - |
dc.description.abstract | The text deals with public policies for autistic students, from the perspective of Brazilian legislation. Analyzing the main legislative documents on the subject, such as the Federal Constitution of 1988, the Brazilian Inclusion Law, the Berenice Piana law and the Education Guidelines and Bases Law. This summary aims to describe and analyze the public educational policies present in legislation, aimed at the special education of students with autism spectrum disorder. The methodology used was a qualitative, bibliographic approach, using content analysis techniques. The study universe comprised the public educational policies provided for in the aforementioned laws. The sample was delimited by the main laws on the subject. The study made it possible to clarify that the law makes it possible, through its public policies, for neurodiverse students to access and remain at school, recognizing the diversity of students and the need to offer adequate support to their specific educational needs. | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto trata sobre a políticas públicas para discentes autistas, sob a ótica da legislação brasileira. Analisando os principais documentos legislativos sobre o tema, como a Constituição Federal de 1988, a Lei brasileira de Inclusão, a lei Berenice Piana e ainda a Lei de Diretrizes e bases da Educação. Esse resumo tem por objetivo descrever e analisar as políticas públicas educacionais presentes nas legislações, voltadas para a educação especial de discentes portadores do transtorno do espectro autista. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando técnicas de análise de conteúdo. O universo de estudo compreendeu as políticas públicas educacionais previstas nas leis mencionadas. Já a amostra foi delimitada pelas principais leis sobre a temática. O estudo permitiu esclarecer que a lei possibilita através de políticas públicas, o acesso e a permanência na escola dos alunos neurodiversos, reconhecendo a diversidade dos estudantes e a necessidade de oferecer suporte adequado às suas necessidades educacionais específicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mikaela Almeida Uchoa (mikaela.uchoa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-06-29T00:36:29Z No. of bitstreams: 1 artigo_Mikaela Almeida Uchoa.pdf: 508627 bytes, checksum: 456843c5608c3bf91e0897b4a88423a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MIKAELA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido no trabalho acadêmico não é o modelo adotado nas submissões do Repositório Institucional do IF Goiano. Informamos que tal documento é obrigatório nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. A versão encaminhada não está de acordo com a disponibilizada no RIIF Goiano e por este motivo, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Assim que a versão do TCAE autorizada estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-07-01T10:33:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Mikaela Almeida Uchoa (mikaela.uchoa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-07T00:44:22Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO - Mikaela Almeida Uchoa.pdf: 638227 bytes, checksum: e7074b3c9d73200b003c9328ec83c5f5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-08T01:13:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO - Mikaela Almeida Uchoa.pdf: 638227 bytes, checksum: e7074b3c9d73200b003c9328ec83c5f5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-08T01:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO - Mikaela Almeida Uchoa.pdf: 638227 bytes, checksum: e7074b3c9d73200b003c9328ec83c5f5 (MD5) Previous issue date: 2024-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Trindade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discentes autistas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Legislação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA VOLTADAS PARA DISCENTES AUTISTAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - Mikaela Almeida Uchoa.pdf | 623,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.