Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4603
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DIANTE DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE PERNAMBUCO
metadata.dc.creator: Silva, Aucilene Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Geraldo da
metadata.dc.contributor.referee1: Garcia, Júlio Cézar
metadata.dc.contributor.referee2: Domingues, Ana Cláudia Dias
metadata.dc.description.resumo: Objetiva-se neste estudo analisar o lugar da Sociologia a partir do proposto na reforma do Novo Ensino Médio e assumida pelo estado de Pernambuco. Buscou-se identificar as alterações previstas na Lei 13.415/2017 relacionadas a este componente curricular. Como metodologia, trata-se de um estudo documental e bibliográfica, haja vista a necessidade de aprofundar a pesquisa em teóricos que abordam a recente reforma do novo ensino médio, que tem sido vista como uma ameaça para o ensino de Sociologia, pela flexibilização das disciplinas agrupadas por área de conhecimento e itinerários formativos. A escolha pelo currículo de Pernambuco deve-se ao fato de ser o lugar de atuação desta pesquisadora. No estado, a Sociologia é ofertada apenas no 2º ano da Formação Geral Base e inserida na área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas cujos componentes são: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. No intuito de colaborar com esse desafio, o presente trabalho poderá contribuir na ampliação do conhecimento sobre a temática no meio acadêmico, na luta pela revogação da reforma do Novo Ensino Médio e, sobretudo, pela continuidade do ensino de Sociologia nos três anos do Ensino Médio.
Abstract: The objective of this study is to analyze the place of Sociology based on what was proposed in the reform of the New Secondary Education and assumed by the state of Pernambuco. We sought to identify the changes provided for in Law 13,415/2017 related to this curricular component. As a methodology, it is a documentary and bibliographical study, given the need to deepen research into theorists who address the recent reform of the new secondary education, which has been seen as a threat to the teaching of Sociology, due to the flexibility of disciplines. grouped by area of knowledge and training itineraries. The choice of the Pernambuco curriculum is because it is the place where this researcher works. In the state, Sociology is only offered in the 2nd year of Basic General Training and inserted in Social and Applied Human Sciences whose components are History, Geography, Sociology and Philosophy. To collaborate with this challenge, this work may contribute to expanding knowledge on the subject in the academic world, in the fight for the repeal of the reform of the New High School and, above all, for the continuity of Sociology teaching in the three years of High School.
Keywords: Reforma do Ensino Médio
Sociologia
Currículo
Proposta Curricular de Pernambuco
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4603
Issue Date: 14-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_ Aucilene Rodrigues .pdf733,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.