Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Geraldo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818556626306860pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues, Ana Cláudia Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527262404498632pt_BR
dc.creatorSilva, Aucilene Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1129714374424010.pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-08T01:09:42Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2024-07-08T01:09:42Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4603-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the place of Sociology based on what was proposed in the reform of the New Secondary Education and assumed by the state of Pernambuco. We sought to identify the changes provided for in Law 13,415/2017 related to this curricular component. As a methodology, it is a documentary and bibliographical study, given the need to deepen research into theorists who address the recent reform of the new secondary education, which has been seen as a threat to the teaching of Sociology, due to the flexibility of disciplines. grouped by area of knowledge and training itineraries. The choice of the Pernambuco curriculum is because it is the place where this researcher works. In the state, Sociology is only offered in the 2nd year of Basic General Training and inserted in Social and Applied Human Sciences whose components are History, Geography, Sociology and Philosophy. To collaborate with this challenge, this work may contribute to expanding knowledge on the subject in the academic world, in the fight for the repeal of the reform of the New High School and, above all, for the continuity of Sociology teaching in the three years of High School.pt_BR
dc.description.resumoObjetiva-se neste estudo analisar o lugar da Sociologia a partir do proposto na reforma do Novo Ensino Médio e assumida pelo estado de Pernambuco. Buscou-se identificar as alterações previstas na Lei 13.415/2017 relacionadas a este componente curricular. Como metodologia, trata-se de um estudo documental e bibliográfica, haja vista a necessidade de aprofundar a pesquisa em teóricos que abordam a recente reforma do novo ensino médio, que tem sido vista como uma ameaça para o ensino de Sociologia, pela flexibilização das disciplinas agrupadas por área de conhecimento e itinerários formativos. A escolha pelo currículo de Pernambuco deve-se ao fato de ser o lugar de atuação desta pesquisadora. No estado, a Sociologia é ofertada apenas no 2º ano da Formação Geral Base e inserida na área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas cujos componentes são: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. No intuito de colaborar com esse desafio, o presente trabalho poderá contribuir na ampliação do conhecimento sobre a temática no meio acadêmico, na luta pela revogação da reforma do Novo Ensino Médio e, sobretudo, pela continuidade do ensino de Sociologia nos três anos do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aucilene Rodrigues da Silva (aucilene.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-03T19:08:19Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Aucilene Rodrigues.pdf: 567724 bytes, checksum: 9437ec46ddb9c41f63656e1f2c152364 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada AUCILENE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido no trabalho acadêmico não é o modelo adotado nas submissões do Repositório Institucional do IF Goiano.  Informamos que tal documento é obrigatório nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. A versão encaminhada não está de acordo com a disponibilizada no RIIF Goiano e por este motivo, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico.  Assim que a versão do TCAE autorizada estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2024-07-04T11:26:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Aucilene Rodrigues da Silva (aucilene.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-07T00:10:32Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Aucilene Rodrigues .pdf: 750703 bytes, checksum: 17fb453e04b1972bde3ea98db0d3ed99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-08T01:04:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Aucilene Rodrigues .pdf: 750703 bytes, checksum: 17fb453e04b1972bde3ea98db0d3ed99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T01:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Aucilene Rodrigues .pdf: 750703 bytes, checksum: 17fb453e04b1972bde3ea98db0d3ed99 (MD5) Previous issue date: 2024-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 10 abr. 2023. BODART, Cristiano das Neves. Prática de ensino de sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Mediações, v. 23, n.2, 2018. BURITY. Joanildo. A Sociologia na Reforma do Ensino Médio nos Estados. Fundação Joaquim Nabuco. Recife, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wKz9zh8704w. Acesso em: 2 jun. 2023. CAMPOS, Fábio Guimarães. O Lugar da Sociologia no Novo Ensino: Os Impactos da BNCC para o Ensino, Currículo e integração Curricular. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal do Vale do São Francisco. Juazeiro, 2020. CARNEIRO, Italan. Reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017): retrocesso no ensino médio propedêutico e técnico – profissionalizante. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, vol. 1, 2020, dez/2018 – fev/2020, p. 1-16. Paraíba, 2020. GIL, Antônio Carlos. Método e Técnicas em Pesquisa Social. 6. Ed. – São Paulo. Atlas, 2008. MOTTA, Vânia Cardoso da. FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência na reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei 13. 415/2017). Educação & Sociedade, vol.38, nº 139, 2017, abr. – jun., p. 355- 372. São Paulo, 2017. PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco Ensino Médio. Recife, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/RCSEEPE.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023. SAVIANI, Dermeval. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez., 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21512. Acesso em: 11 abr. 2023. SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel da. BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, vol. 43, nº3, 2018, jul.- set., p.521- 534. Rio Grande do Sul, 2018. SILVA, José Geraldo da. Concepções de “Política” no livro didático de Sociologia do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Goiano – Campus Trindade (Plano Nacional do Livro Didático 2018-2020).' 30/08/2021 192 f. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4719. Acesso em: 13 maio 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProposta Curricular de Pernambucopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO LUGAR DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DIANTE DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Aucilene Rodrigues .pdf733,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.