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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS NEOLIBERAIS E EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS EM LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM SENADOR CANEDO, GOIÁS
Autor(es): Bastos Netto, Morel Cipriano de
Primeiro Orientador: Nascimento, Priscila Rodrigues do
Resumo: A diversidade cultural, produto da globalização e tecnologias, demanda ampliar a compreensão do letramento e do ensino-aprendizado tradicionais. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino ofertada às pessoas que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada, buscando oportunizar a inclusão social. O objetivo deste trabalho é, a partir de uma discussão teórica sobre as políticas públicas para educação no cenário neoliberal e do uso das tecnologias na educação, analisar qualitativamente as políticas para a EJA, as vivências de letramento digital. Uma política pública educacional indica diretrizes e deve garantir as condições de implementá-la. O processo ensino-aprendizagem evidenciou falhas de formação e/ou incentivos às capacitações aos profissionais da educação e estudantes para o uso das tecnologias. Percebeu-se que o letramento digital foi um aprendizado tanto para os estudantes quanto para os próprios profissionais da educação. O uso das ferramentas tecnológicas disponíveis torna o ensino-aprendizado mais dinâmico, sendo fundamental para o letramento digital que se demonstrou deficitário entre estudantes e alguns profissionais da educação. É urgente a necessidade de o Estado intervir com políticas públicas efetivas para que a educação, em especial a EJA, a Educação Profissional e Tecnológica e Educação à Distância alcancem a população, contribuindo, para que várias questões sociais sejam minimizadas ou dirimidas na sociedade.
Abstract: Cultural diversity, a product of globalization and technologies, demands to expand the understanding of literacy and traditional teaching-learning. Youth and Adult Education (YAE) is a teaching modality offered to people who were unable to complete their studies at the appropriate age, seeking to provide opportunities for social inclusion. The objective of this work is, based on a theoretical discussion about public policies for education in the neoliberal scenario and the use of technologies in education, to qualitatively analyze the policies for YAE, the experiences of digital literacy. A public educational policy indicates guidelines and must guarantee the conditions to implement it. The teaching-learning process highlighted training gaps and/or training incentives for education professionals and students to use technologies. It was realized that digital literacy was a learning experience for both students and education professionals themselves. The use of available technological tools makes teaching and learning more dynamic, being fundamental for digital literacy, which has proven to be lacking among students and some education professionals. There is an urgent need for the State to intervene with effective public policies so that education, especially YAE, Professional and Technological Education and Distance Education, reach the population, contributing to the minimization or resolution of various social issues in society.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Letramento Digital
Digital Literacy
Neoliberalismo
Neoliberalism
Políticas Públicas
Public policy
Tecnologia da Informação e Comunicação
Information and Communication Technology
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4599
Data do documento: 14-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

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