Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4567
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATUALIDADE DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FLORESTAN FERNANDES
Autor(es): Soares, Raí
Primeiro Orientador: Silva, José Geraldo
Resumo: A realidade brasileira é permeada por históricos dilemas educacionais que se particularizam na dinâmica do capitalismo dependente. Nesse sentido, o presente artigo trata da atualidade do pensamento educacional do sociólogo, professor, intelectual-militante Florestan Fernandes. Tem como objetivo refletir sobre a atualidade do pensamento educacional de Florestan Fernandes para pensar os desafios da educação pública na contemporaneidade. Orientado pelo método materialista histórico-dialético, a pesquisa de natureza qualitativa se baseou em pesquisa bibliográfica sobre o pensamento educacional de Florestan Fernandes e de artigos publicados nos periódicos científicos da área de educação que sejam fundamentos no pensamento florestiano. Com isso, demonstrou-se a atualidade do pensamento sociológico e educacional do autor e as múltiplas possibilidades de diálogo com sua obra para pensar várias questões e desafios educacionais contemporâneos como no âmbito da educação básica e superior, trabalho docente, as concepções de educação e a conformação da educação na dinâmica do capitalismo dependente brasileiro, dentre outros temas.
Abstract: The brazilian reality is permeated by historical educational dilemmas that are particularized in the dynamics of dependent capitalism. In this sense, this article deals with the current educational thinking of sociologist, professor, intellectual-militant Florestan Fernandes. It aims to reflect on the current educational thinking of Florestan Fernandes to think about the challenges of public education in contemporary times. Guided by the historical-dialectic materialist method, the qualitative research was based on bibliographical research on the educational thought of Florestan Fernandes and articles published in scientific journals in the area of education that are foundations in Florestan thought. This demonstrated the current nature of the author's sociological and educational thinking and the multiple possibilities of dialogue with his work to think about various contemporary educational issues and challenges, such as in the scope of basic and higher education, teaching work, conceptions of education and the conformation of education in the dynamics of brazilian dependent capitalism, among other topics.
Palavras-chave: Florestan Fernandes
Capitalismo dependente
Realidade brasileira
pensamento educacional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4567
Data do documento: 13-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Raí Vieira Soares.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.