Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4512
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10.639/2003 NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. FRANCISCO ACCIOLI -PIRES DO RIO – GO |
metadata.dc.creator: | Costa, Márcia Ferreira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Cristiane Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Cristiane Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Débora Astoni |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Mariana Cunha |
metadata.dc.description.resumo: | Com este estudo pretendeu-se investigar como foi implementada a Lei n.º 10.639/2003nas aulas de História do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, na cidade de Pires do Rio-GO. Mesmo sido sancionada há 21 anos, ainda se faz necessário refletir sobre a sua implementação e a educação para as relações étnico-raciais nas escolas de Educação Básica. Para a realização da pesquisa apoiou-se em Gomes (2003), Barreto (2016), Lemos (2016), Meinerz (2017), Coelho e Coelho (2018), Coelho e Silva (2019), Carrijo (2020), Cerqueira (2020) e Sousa e Noronha (2021), utilizamos como instrumentos de coletas de dados a análise documental e o questionário semiestruturado, o que nos proporcionou um diagnóstico da situação investigada na escola campo. Inferimos que a unidade escolar ainda apresenta certas dificuldades no que tange à implementação da Lei Federal em questão no nível de ensino pesquisado. Na perspectiva de contribuir para a efetivação de uma educação antirracista, foi elaborado e validado um Produto Educacional, Caderno Pedagógico, com o propósito de auxiliar na implementação da Educação para as Relações Étnicos - Raciais nas aulas de História do Ensino Médio, e desse modo, favorecer o atendimento da Lei n.º 10.639/2003 . |
Abstract: | With this study, the aim was to investigate how Law No. 10,639/2003 was implemented in the History classes of High School at Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, in the city of Pires do Rio-GO. Even though it was sanctioned 21 years ago, it is still necessary to reflect on its implementation and education for ethnic-racial relations in Basic Education schools. The research relied on the works of Gomes (2003), Barreto (2016), Lemos (2016), Meinerz (2017), Coelho and Coelho (2018), Coelho and Silva (2019), Carrijo (2020), Cerqueira (2020), and Sousa and Noronha (2021). We used documentary analysis and a semi-structured questionnaire as data collection instruments, which provided us with a diagnosis of the situation investigated in the school setting. We infer that the school unit still presents certain difficulties regarding the implementation of the Federal Law in question at the researched level of education. In order to contribute to the realization of an anti-racist education, an Educational Product, Pedagogical Notebook, was developed and validated, with the purpose of assisting in the implementation of Education for Ethnic-Racial Relations in High School History classes, and thus, promoting compliance with Law 10,639/2003. |
Keywords: | Lei n.º 10.639/2003 Ensino Médio Práticas Pedagógicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Urutaí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4512 |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Márcia Ferreira da Costa.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto Educacional - CADERNO PEDAGÓGICO.pdf | 49,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.