Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee2Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.referee3Pereira, Mariana Cunha-
dc.creatorCosta, Márcia Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331384986208500pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-06T00:49:28Z-
dc.date.available2024-05-03-
dc.date.available2024-05-06T00:49:28Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4512-
dc.description.abstractWith this study, the aim was to investigate how Law No. 10,639/2003 was implemented in the History classes of High School at Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, in the city of Pires do Rio-GO. Even though it was sanctioned 21 years ago, it is still necessary to reflect on its implementation and education for ethnic-racial relations in Basic Education schools. The research relied on the works of Gomes (2003), Barreto (2016), Lemos (2016), Meinerz (2017), Coelho and Coelho (2018), Coelho and Silva (2019), Carrijo (2020), Cerqueira (2020), and Sousa and Noronha (2021). We used documentary analysis and a semi-structured questionnaire as data collection instruments, which provided us with a diagnosis of the situation investigated in the school setting. We infer that the school unit still presents certain difficulties regarding the implementation of the Federal Law in question at the researched level of education. In order to contribute to the realization of an anti-racist education, an Educational Product, Pedagogical Notebook, was developed and validated, with the purpose of assisting in the implementation of Education for Ethnic-Racial Relations in High School History classes, and thus, promoting compliance with Law 10,639/2003.pt_BR
dc.description.resumoCom este estudo pretendeu-se investigar como foi implementada a Lei n.º 10.639/2003nas aulas de História do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, na cidade de Pires do Rio-GO. Mesmo sido sancionada há 21 anos, ainda se faz necessário refletir sobre a sua implementação e a educação para as relações étnico-raciais nas escolas de Educação Básica. Para a realização da pesquisa apoiou-se em Gomes (2003), Barreto (2016), Lemos (2016), Meinerz (2017), Coelho e Coelho (2018), Coelho e Silva (2019), Carrijo (2020), Cerqueira (2020) e Sousa e Noronha (2021), utilizamos como instrumentos de coletas de dados a análise documental e o questionário semiestruturado, o que nos proporcionou um diagnóstico da situação investigada na escola campo. Inferimos que a unidade escolar ainda apresenta certas dificuldades no que tange à implementação da Lei Federal em questão no nível de ensino pesquisado. Na perspectiva de contribuir para a efetivação de uma educação antirracista, foi elaborado e validado um Produto Educacional, Caderno Pedagógico, com o propósito de auxiliar na implementação da Educação para as Relações Étnicos - Raciais nas aulas de História do Ensino Médio, e desse modo, favorecer o atendimento da Lei n.º 10.639/2003 .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Ferreira da Costa (marcia.ferreira1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-05-03T23:10:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Márcia Ferreira da Costa.pdf: 3359908 bytes, checksum: 8fe1495ab3d8c6ff7ee9fa0f1492cbc1 (MD5) Produto Educacional - CADERNO PEDAGÓGICO.pdf: 50189546 bytes, checksum: 9a36cbe642eeec15d8d7820b5f555447 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-05-06T00:46:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Márcia Ferreira da Costa.pdf: 3359908 bytes, checksum: 8fe1495ab3d8c6ff7ee9fa0f1492cbc1 (MD5) Produto Educacional - CADERNO PEDAGÓGICO.pdf: 50189546 bytes, checksum: 9a36cbe642eeec15d8d7820b5f555447 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-06T00:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Márcia Ferreira da Costa.pdf: 3359908 bytes, checksum: 8fe1495ab3d8c6ff7ee9fa0f1492cbc1 (MD5) Produto Educacional - CADERNO PEDAGÓGICO.pdf: 50189546 bytes, checksum: 9a36cbe642eeec15d8d7820b5f555447 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei n.º 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10.639/2003 NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. FRANCISCO ACCIOLI -PIRES DO RIO – GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Márcia Ferreira da Costa.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - CADERNO PEDAGÓGICO.pdf49,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.