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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TEORIA QUEER COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE RESISTÊNCIA |
Autor(es): | Oliveira, Rosangela Labre de |
Primeiro Orientador: | Pamplona, Renata Silva |
Resumo: | O presente artigo se propõe a realizar uma problematização sobre o possível rompimento com a normatividade presente na educação brasileira, a partir de uma educação subversiva, inclusiva e de resistência no viés da pedagogia queer. Essa proposta é uma perspectiva de desconstrução do projeto normativo da educação, o qual possui como objetivo fazer a análise do conceito de educação queer e propor como estratégia, um currículo construído com a presença e resistência dos sujeitos das múltiplas identidades e diferenças, possibilitando pensar a construção de novas pedagogias. Trata-se, portanto, de um trabalho fundamentado na perspectiva pós-estruturalista, desenvolvido como pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica. Metodologicamente optou-se pela análise do discurso arqueogenealógico para fazer uma reflexão sobre as posições em jogo no processo sócio-histórico que as relações de poder/saber são construídas na educação. Primeiramente será apresentado os modos de produção da normalidade e da diferença na educação institucional escolar, identificando os dispositivos usados na relação do saber/poder que compõe o projeto educacional normalizador. Posteriormente faz-se uma análise de como se operacionalizam os dispositivos discursivos da educação na normalização dos corpos, gêneros e subjetividades das/dos estudantes para a construção da heteronormatividade. Em um terceiro momento procura-se analisar as elucidações pertinentes à teoria/pedagogia queer apresentada pela educadora brasileira Guacira Lopes Louro e o possível rompimento com o projeto normatizador que exclui os sujeitos da diferença. Em todo o percurso são utilizados os conceitos foucaultianos como ferramentas que desvelam o não dito e faz pensar sobre uma teoria queer capaz de erigir uma educação resistente às perseguições, preconceitos e normalizações, que possibilite a criação de uma educação voltada para diversidade e multiplicidade. |
Abstract: | This article proposes to accomplish a problematization about the possible rupture with the normativity present in Brazilian education, from a subversive, inclusive education and of resistance in the bias of queer pedagogy. It aims to analyze the queer education concept and propose as strategy, a curriculum built with the presence and resistance of individuals of multiple identities and differences. The research is based on the post-structuralist perspective, developed as a qualitative research through literature review. Methodologically, we opted for the analysis of the archeogenealogical discourse to reflect on the socio-historical process in which power/knowledge relations are built in education. Foucauldian concepts are used as tools that reveal the unsaid and make us think about a queer theory capable of erecting an education resistant to persecution, prejudice and normalization, which enables the creation of an education for diversity and multiplicity. |
Palavras-chave: | normalização pedagogia queer resistência |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476 |
Data do documento: | 24-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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