Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TEORIA QUEER COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE RESISTÊNCIA
Autor(es): Oliveira, Rosangela Labre de
Primeiro Orientador: Pamplona, Renata Silva
Resumo: O presente artigo se propõe a realizar uma problematização sobre o possível rompimento com a normatividade presente na educação brasileira, a partir de uma educação subversiva, inclusiva e de resistência no viés da pedagogia queer. Essa proposta é uma perspectiva de desconstrução do projeto normativo da educação, o qual possui como objetivo fazer a análise do conceito de educação queer e propor como estratégia, um currículo construído com a presença e resistência dos sujeitos das múltiplas identidades e diferenças, possibilitando pensar a construção de novas pedagogias. Trata-se, portanto, de um trabalho fundamentado na perspectiva pós-estruturalista, desenvolvido como pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica. Metodologicamente optou-se pela análise do discurso arqueogenealógico para fazer uma reflexão sobre as posições em jogo no processo sócio-histórico que as relações de poder/saber são construídas na educação. Primeiramente será apresentado os modos de produção da normalidade e da diferença na educação institucional escolar, identificando os dispositivos usados na relação do saber/poder que compõe o projeto educacional normalizador. Posteriormente faz-se uma análise de como se operacionalizam os dispositivos discursivos da educação na normalização dos corpos, gêneros e subjetividades das/dos estudantes para a construção da heteronormatividade. Em um terceiro momento procura-se analisar as elucidações pertinentes à teoria/pedagogia queer apresentada pela educadora brasileira Guacira Lopes Louro e o possível rompimento com o projeto normatizador que exclui os sujeitos da diferença. Em todo o percurso são utilizados os conceitos foucaultianos como ferramentas que desvelam o não dito e faz pensar sobre uma teoria queer capaz de erigir uma educação resistente às perseguições, preconceitos e normalizações, que possibilite a criação de uma educação voltada para diversidade e multiplicidade.
Abstract: This article proposes to accomplish a problematization about the possible rupture with the normativity present in Brazilian education, from a subversive, inclusive education and of resistance in the bias of queer pedagogy. It aims to analyze the queer education concept and propose as strategy, a curriculum built with the presence and resistance of individuals of multiple identities and differences. The research is based on the post-structuralist perspective, developed as a qualitative research through literature review. Methodologically, we opted for the analysis of the archeogenealogical discourse to reflect on the socio-historical process in which power/knowledge relations are built in education. Foucauldian concepts are used as tools that reveal the unsaid and make us think about a queer theory capable of erecting an education resistant to persecution, prejudice and normalization, which enables the creation of an education for diversity and multiplicity.
Palavras-chave: normalização
pedagogia queer
resistência
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476
Data do documento: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_rosangela labre.pdf326,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata de defesa rosangela.pdf182,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO_DE_CIENCIA_E_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf458,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.