Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pamplona, Renata Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0007062758838949 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Rosangela Labre de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5855114103290675 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T20:48:59Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11 | - |
dc.date.available | 2024-04-12T20:48:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4476 | - |
dc.description.abstract | This article proposes to accomplish a problematization about the possible rupture with the normativity present in Brazilian education, from a subversive, inclusive education and of resistance in the bias of queer pedagogy. It aims to analyze the queer education concept and propose as strategy, a curriculum built with the presence and resistance of individuals of multiple identities and differences. The research is based on the post-structuralist perspective, developed as a qualitative research through literature review. Methodologically, we opted for the analysis of the archeogenealogical discourse to reflect on the socio-historical process in which power/knowledge relations are built in education. Foucauldian concepts are used as tools that reveal the unsaid and make us think about a queer theory capable of erecting an education resistant to persecution, prejudice and normalization, which enables the creation of an education for diversity and multiplicity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo se propõe a realizar uma problematização sobre o possível rompimento com a normatividade presente na educação brasileira, a partir de uma educação subversiva, inclusiva e de resistência no viés da pedagogia queer. Essa proposta é uma perspectiva de desconstrução do projeto normativo da educação, o qual possui como objetivo fazer a análise do conceito de educação queer e propor como estratégia, um currículo construído com a presença e resistência dos sujeitos das múltiplas identidades e diferenças, possibilitando pensar a construção de novas pedagogias. Trata-se, portanto, de um trabalho fundamentado na perspectiva pós-estruturalista, desenvolvido como pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica. Metodologicamente optou-se pela análise do discurso arqueogenealógico para fazer uma reflexão sobre as posições em jogo no processo sócio-histórico que as relações de poder/saber são construídas na educação. Primeiramente será apresentado os modos de produção da normalidade e da diferença na educação institucional escolar, identificando os dispositivos usados na relação do saber/poder que compõe o projeto educacional normalizador. Posteriormente faz-se uma análise de como se operacionalizam os dispositivos discursivos da educação na normalização dos corpos, gêneros e subjetividades das/dos estudantes para a construção da heteronormatividade. Em um terceiro momento procura-se analisar as elucidações pertinentes à teoria/pedagogia queer apresentada pela educadora brasileira Guacira Lopes Louro e o possível rompimento com o projeto normatizador que exclui os sujeitos da diferença. Em todo o percurso são utilizados os conceitos foucaultianos como ferramentas que desvelam o não dito e faz pensar sobre uma teoria queer capaz de erigir uma educação resistente às perseguições, preconceitos e normalizações, que possibilite a criação de uma educação voltada para diversidade e multiplicidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geovanna Gomes de Jesus (geovanna.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-04-12T00:49:27Z No. of bitstreams: 3 mon_especialização_rosangela labre.pdf: 334624 bytes, checksum: 5795d95c5338b11ce0652696fe73bab9 (MD5) ata de defesa rosangela.pdf: 186426 bytes, checksum: 3cc1d6fbe3b0e79c28038078e7a76325 (MD5) TERMO_DE_CIENCIA_E_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 469436 bytes, checksum: 11c33d08c2588f8cb9b9bb148fc2ec1d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-12T20:48:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 mon_especialização_rosangela labre.pdf: 334624 bytes, checksum: 5795d95c5338b11ce0652696fe73bab9 (MD5) ata de defesa rosangela.pdf: 186426 bytes, checksum: 3cc1d6fbe3b0e79c28038078e7a76325 (MD5) TERMO_DE_CIENCIA_E_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 469436 bytes, checksum: 11c33d08c2588f8cb9b9bb148fc2ec1d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-12T20:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 mon_especialização_rosangela labre.pdf: 334624 bytes, checksum: 5795d95c5338b11ce0652696fe73bab9 (MD5) ata de defesa rosangela.pdf: 186426 bytes, checksum: 3cc1d6fbe3b0e79c28038078e7a76325 (MD5) TERMO_DE_CIENCIA_E_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf: 469436 bytes, checksum: 11c33d08c2588f8cb9b9bb148fc2ec1d (MD5) Previous issue date: 2022-11-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | normalização | pt_BR |
dc.subject | pedagogia queer | pt_BR |
dc.subject | resistência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TEORIA QUEER COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE RESISTÊNCIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_rosangela labre.pdf | 326,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ata de defesa rosangela.pdf | 182,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO_DE_CIENCIA_E_DE_AUTORIZACAO_assinado.pdf | 458,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.