Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4334
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | AVALIAÇÃO EM ATENÇÃO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM |
Other Titles: | ATTENTIONAL ASSESSMENT FOR BETTER LEARNING |
metadata.dc.creator: | Couto, Lucas de Bessa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Venâncio, Patrícia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Venâncio, Patrícia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tolentino, Grassyara |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro, Henrique |
metadata.dc.description.resumo: | Compreender a importância da atenção para o processo de ensino aprendizagem e os males que ela pode causar para os alunos é o primeiro passo para auxiliar os professores quanto a educação desenvolvida em sala de aula. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um Guia de avaliação da atenção com valores de referência para alunos com idade entre 6 a 16 anos. Como metodologia para construção da presente dissertação foram avaliados 300 alunos de duas escolas municipais com aplicação de dois aparelhos eletrônicos, Veloteste e Stroop. Como resultado foi possível desenvolver três artigos nas quais se deram pelo conhecimento literário sobre o tema Atenção e tudo aquilo de produtos educacionais já desenvolvidos que deu origem a uma revisão integrativa, aplicação de ferramentas lúdicas em alunos de 6 a 16 anos no ensino fundamental I e II que gerou um artigo de campo com a criação de valores de referência e um relato de experiência por meio da avaliação da atenção. Após realização dos estudos citados, foi possível desenvolver o guia, objetivo central da presente dissertação. Foi possível observar a escassez de ferramentas de suporte disponíveis para os educadores, particularmente no que diz respeito à definição de valores de referência apropriados para crianças e adolescentes. Diante disso, o presente trabalho assume um papel relevante ao introduzir o Guia e valores de referência para a mensuração da atenção, por meio de dispositivos lúdicos, acessíveis e economicamente vantajosos, como os testes Velotest e Stroop da Mentronik. Instrumentos esses que podem ser facilmente utilizados por instituições de ensino, fornecendo orientação para os professores no desenvolvimento e aprimoramento de suas abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Understanding the importance of attention to the teaching-learning process and the harm it can cause for students is the first step in helping teachers with the education carried out in the classroom. Therefore, the present study aimed to develop an attention assessment guide with reference values for students aged between 6 and 16 years old. As a methodology for constructing this dissertation, 300 students from two municipal schools were evaluated using two electronic devices, Veloteste and Stroop. As a result, it was possible to develop three articles in which literary knowledge on the topic of Attention and all educational products already developed were developed, which gave rise to an integrative review, application of playful tools to students aged 6 to 16 in elementary school I and II that generated a field article with the creation of reference values and an experience report through the evaluation of care. After carrying out the aforementioned studies, it was possible to develop the guide, the central objective of this dissertation. It was possible to observe the scarcity of support tools available to educators, particularly with regard to defining appropriate reference values for children and adolescents. In view of this, the present work plays a relevant role by introducing the Guide and reference values for measuring attention, through playful, accessible and economically advantageous devices, such as the Velotest and Stroop tests from Mentronik. These instruments can be easily used by educational institutions, providing guidance for teachers in developing and improving their pedagogical approaches in the teaching-learning process. |
Keywords: | ATENÇÃO ENSINO BÁSICO ESTUDANTES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Urutaí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4334 |
Issue Date: | 8-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ LUCAS DE BESSA COUTO.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto educacional_Lucas de Bessa Couto.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.