Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4331
metadata.dc.type: Dissertação
Title: GUIA PRÁTICO PARA AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Other Titles: PRACTICAL GUIDE FOR ASSESSING AND PROMOTING PHYSICAL ACTIVITY IN BASIC EDUCATION
metadata.dc.creator: Oliveira, Kevin
metadata.dc.contributor.advisor1: Venâncio, Patrícia
metadata.dc.contributor.referee1: Venâncio, Patrícia
metadata.dc.contributor.referee2: Tolentino, Grassyara
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Cristina
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo desenvolver um guia prático para avaliação e promoção da atividade física na educação básica. Para metodologia foi utilizado o questionário de atividade física, em seis escolas públicas da cidade de anápolis-go, com 222 crianças e adolescentes. Como resultados para elaboração da dissertação foi desenvolvido três artigos que pudessem dar seguimento a construção do produto educacional. Primeiro foi feita uma revisão integrativa de produtos educacionais que avaliassem a atividade fisica, logo após um artigo de campo da aplicação do questionário de identificação da atividade física, um relato de experiência e um guia de valores de referência. Concluindo que este guia servirá de suporte aos professores e demais profissionais, apresentando valores de referência que podem ser facilmente incorporados por instituições de ensino. Ele oferece orientações valiosas para os professores, auxiliando no desenvolvimento e aprimoramento de abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present study aimed to develop a practical guide for evaluating and promoting physical activity in basic education. For methodology, the physical activity questionnaire was used in six public schools in the city of Anápolis-GO, with 222 children and adolescents. As results for the preparation of the dissertation, three articles were developed that could continue the construction of the educational product. First, an integrative review of educational products that assessed physical activity was carried out, followed by a field article on the application of the physical activity identification questionnaire, an experience report and a guide to reference values. Concluding that this guide will serve as support for teachers and other professionals, presenting reference values that can be easily incorporated by educational institutions. It offers valuable guidance for teachers, helping to develop and improve pedagogical approaches in the teaching-learning process.
Keywords: Arividade física
Avaliação
Valores de referência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4331
Issue Date: 6-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ Kevin Cesar Neves de Oliveira.pdf5,67 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional_Kevin Cesar Neves de Oliveira.pdf27,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.