Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BIOLOGIA ANTIRRACISTA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANEMIA FALCIFORME
Autor(es): Assis, Bárbara Letícia de Freitas
Primeiro Orientador: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Segundo Membro da Banca: Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati
Resumo: A falta de professores habilitados para abordarem Educação das Relações Étnico-raciais dentro dos espaços de aprendizagem é evidenciada por pesquisas do campo. Buscando reparar tal lacuna no ensino de Ciências e Biologia, foi desenvolvido uma sequência didática para o ensino da anemia falciforme numa perspectiva antirracista. As bases teóricas para esse trabalho são assentadas na educação para as relações étnico-raciais. A elaboração da sequência didática surgiu no contexto do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, quando foi observado o apagamento e inviabilização de tal conteúdo nos documentos curriculares oficiais e nos livros didáticos de Biologia. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa, onde os principais instrumentos de coleta de dados utilizados são busca nos documentos curriculares e produção científica do campo, observação, registro em diário de campo e a elaboração de uma sequência didática. Desse modo, contribuindo para a produção de uma Biologia outra, menos excludente, que considere a multiplicidade da vida e a diversidade dos corpos.
Abstract: The lack of teachers qualified to address the Education of Ethnic-racial Relations within learning spaces is evidenced by research in the field. Seeking to repair this gap in the teaching of Science and Biology, a didactic sequence was developed for teaching sickle cell anemia from an anti-racist perspective. The theoretical bases for this work are based on education for ethnic-racial relations. The elaboration of the didactic sequence emerged in the context of the Pedagogical Residency Program, Biology subproject, when it was observed that such content was erased and made unfeasible in official curricular documents and in Biology textbooks. This investigation adopts a qualitative approach, where the main data collection instruments used are searching curricular documents and scientific production in the field, observation, recording in a field diary and the elaboration of a didactic sequence. In this way, contributing to the production of a different, less exclusive Biology that considers the multiplicity of life and the diversity of bodies.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Educação antirracista
Educação das relações étnico-raciais
Anemia Falciforme
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4308
Data do documento: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Biologia_antirracista_sequência_didática_para_o_ensino_de_anemia_falciforme_Bárbara_Assis.pdf942,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.