Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciana Aparecida Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324273797464677 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Cristiane Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8450101390089471 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9855291810591078 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Bárbara Letícia de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3577630389405318 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T18:03:28Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05 | - |
dc.date.available | 2024-03-05T18:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4308 | - |
dc.description.abstract | The lack of teachers qualified to address the Education of Ethnic-racial Relations within learning spaces is evidenced by research in the field. Seeking to repair this gap in the teaching of Science and Biology, a didactic sequence was developed for teaching sickle cell anemia from an anti-racist perspective. The theoretical bases for this work are based on education for ethnic-racial relations. The elaboration of the didactic sequence emerged in the context of the Pedagogical Residency Program, Biology subproject, when it was observed that such content was erased and made unfeasible in official curricular documents and in Biology textbooks. This investigation adopts a qualitative approach, where the main data collection instruments used are searching curricular documents and scientific production in the field, observation, recording in a field diary and the elaboration of a didactic sequence. In this way, contributing to the production of a different, less exclusive Biology that considers the multiplicity of life and the diversity of bodies. | pt_BR |
dc.description.resumo | A falta de professores habilitados para abordarem Educação das Relações Étnico-raciais dentro dos espaços de aprendizagem é evidenciada por pesquisas do campo. Buscando reparar tal lacuna no ensino de Ciências e Biologia, foi desenvolvido uma sequência didática para o ensino da anemia falciforme numa perspectiva antirracista. As bases teóricas para esse trabalho são assentadas na educação para as relações étnico-raciais. A elaboração da sequência didática surgiu no contexto do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, quando foi observado o apagamento e inviabilização de tal conteúdo nos documentos curriculares oficiais e nos livros didáticos de Biologia. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa, onde os principais instrumentos de coleta de dados utilizados são busca nos documentos curriculares e produção científica do campo, observação, registro em diário de campo e a elaboração de uma sequência didática. Desse modo, contribuindo para a produção de uma Biologia outra, menos excludente, que considere a multiplicidade da vida e a diversidade dos corpos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bárbara Letícia de Freitas Assis (barbara.freitas@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-05T15:04:08Z No. of bitstreams: 1 Biologia_antirracista_sequência_didática_para_o_ensino_de_anemia_falciforme_Bárbara_Assis.pdf: 965081 bytes, checksum: 3f6c5b7d0961690b37018f437760db8e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-05T18:03:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Biologia_antirracista_sequência_didática_para_o_ensino_de_anemia_falciforme_Bárbara_Assis.pdf: 965081 bytes, checksum: 3f6c5b7d0961690b37018f437760db8e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-05T18:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Biologia_antirracista_sequência_didática_para_o_ensino_de_anemia_falciforme_Bárbara_Assis.pdf: 965081 bytes, checksum: 3f6c5b7d0961690b37018f437760db8e (MD5) Previous issue date: 2024-02-21 | en |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Anemia Falciforme | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE | pt_BR |
dc.title | BIOLOGIA ANTIRRACISTA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ANEMIA FALCIFORME | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Biologia_antirracista_sequência_didática_para_o_ensino_de_anemia_falciforme_Bárbara_Assis.pdf | 942,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.