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metadata.dc.type: Dissertação
Title: EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA NO SENAI GOIÁS: FATORES INTERVENIENTES
Other Titles: SCHOOL EVASION IN DISTRICT PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION COURSES IN SENAI GOIÁS: INTERVENING FACTORS
metadata.dc.creator: Sá Filho, Paulo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Apesar da evasão escolar ser uma problemática no Sistema Educacional em diversos países, ainda são poucos os estudos que analisam esse tema na Educação Profissional a distância. Diante disso, a presente pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso, de cunho documental e bibliográfico, com caráter descritivo exploratório e natureza quantitativa e qualitativa e respectivo diálogo relacionando as causas de fatores evasão escolar em cursos de educação profissional e tecnológica a distância do SENAI Goiás. Para isso, como procedimento metodológico, fizemos um levantamento utilizando o método estado da arte, analisamos documentos, o banco de dados do sistema escolar da referida instituição, aplicamos um questionário aos alunos que abandonaram os cursos técnicos a distância nos anos de 2016 e 2017 os quais são foco de nossa investigação e uma análise à luz dos autores e conceitos que abordam a questão. Possuindo como objetivo identificar as principais causas da evasão nos cursos de habilitação técnica do SENAI Goiás. Após essas analises, os resultados demonstram que os motivos de abandono estão ligados a três fatores: fatores individuais, fatores internos a própria instituição de ensino e fatores externos. Contudo, destaca-se que a maioria dos alunos desistem do curso, por não conseguirem conciliar trabalho e estudo. Com isso, expõe uma das principais mazelas do Sistema Educacional brasileiro.
Abstract: Although school dropout is a problem in the Educational System in several countries, there are still few studies that analyze this topic in Professional Distance Education. In view of this, the present research had as a proposal to carry out a case study, documental and bibliographic, with exploratory descriptive character and quantitative and qualitative nature and respective dialogue, relating the causes of school dropout factors in professional and technological distance education courses. SENAI Goiás. For this, as a methodological procedure, we made a survey using the state of the art method, analyzed documents, the database of the school system of said institution, we applied a questionnaire to students who dropped out of distance technical courses in the years 2016 and 2017 which are the focus of our research and an analysis in light of the authors and concepts that approach the question. After these analyzes, the results show that the reasons for abandonment are related to three factors: individual factors, factors internal to the educational institution itself and external factors. However, it is noteworthy that most students drop out of the course because they can not reconcile work and study. With this, it exposes one of the main problems of the Brazilian Educational System.
Keywords: Professional and technological education
Distance learning
School evasion
Evasão Escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/428
Issue Date: 16-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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