Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Marco Antônio de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7042220750846412 | pt_BR |
dc.creator | Sá Filho, Paulo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1032259397825017 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T10:22:33Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21 | - |
dc.date.available | 2019-06-13T10:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/428 | - |
dc.description.abstract | Although school dropout is a problem in the Educational System in several countries, there are still few studies that analyze this topic in Professional Distance Education. In view of this, the present research had as a proposal to carry out a case study, documental and bibliographic, with exploratory descriptive character and quantitative and qualitative nature and respective dialogue, relating the causes of school dropout factors in professional and technological distance education courses. SENAI Goiás. For this, as a methodological procedure, we made a survey using the state of the art method, analyzed documents, the database of the school system of said institution, we applied a questionnaire to students who dropped out of distance technical courses in the years 2016 and 2017 which are the focus of our research and an analysis in light of the authors and concepts that approach the question. After these analyzes, the results show that the reasons for abandonment are related to three factors: individual factors, factors internal to the educational institution itself and external factors. However, it is noteworthy that most students drop out of the course because they can not reconcile work and study. With this, it exposes one of the main problems of the Brazilian Educational System. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apesar da evasão escolar ser uma problemática no Sistema Educacional em diversos países, ainda são poucos os estudos que analisam esse tema na Educação Profissional a distância. Diante disso, a presente pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso, de cunho documental e bibliográfico, com caráter descritivo exploratório e natureza quantitativa e qualitativa e respectivo diálogo relacionando as causas de fatores evasão escolar em cursos de educação profissional e tecnológica a distância do SENAI Goiás. Para isso, como procedimento metodológico, fizemos um levantamento utilizando o método estado da arte, analisamos documentos, o banco de dados do sistema escolar da referida instituição, aplicamos um questionário aos alunos que abandonaram os cursos técnicos a distância nos anos de 2016 e 2017 os quais são foco de nossa investigação e uma análise à luz dos autores e conceitos que abordam a questão. Possuindo como objetivo identificar as principais causas da evasão nos cursos de habilitação técnica do SENAI Goiás. Após essas analises, os resultados demonstram que os motivos de abandono estão ligados a três fatores: fatores individuais, fatores internos a própria instituição de ensino e fatores externos. Contudo, destaca-se que a maioria dos alunos desistem do curso, por não conseguirem conciliar trabalho e estudo. Com isso, expõe uma das principais mazelas do Sistema Educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Paulo de Sá Filho (20172043310160@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-12T22:07:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Paulo de Sá Filho.pdf: 8849459 bytes, checksum: de20a1ec641ef6ea0ac9c599cedcb09a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-13T10:21:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Paulo de Sá Filho.pdf: 8849459 bytes, checksum: de20a1ec641ef6ea0ac9c599cedcb09a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-13T10:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Paulo de Sá Filho.pdf: 8849459 bytes, checksum: de20a1ec641ef6ea0ac9c599cedcb09a (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
dc.description.sponsorship | FAPEG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professional and technological education | pt_BR |
dc.subject | Distance learning | pt_BR |
dc.subject | School evasion | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA NO SENAI GOIÁS: FATORES INTERVENIENTES | pt_BR |
dc.title.alternative | SCHOOL EVASION IN DISTRICT PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION COURSES IN SENAI GOIÁS: INTERVENING FACTORS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Paulo de Sá Filho.pdf | 8,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons