Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4273
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Carvalho, Alessandra das Graças Dantas de
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Membro da Banca: Borges, Ronaldo Elias
Segundo Membro da Banca: Moura, Ilma Célia de Paiva
Terceiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O presente estudo teve como tema demonstrar a relevância da literatura infantil como um instrumento para a construção do conhecimento, apresentando ideias sobre o que se trata a literatura Na etapa do ensino infantil Ademais, a presente pesquisa buscou responder às seguintes questões: Qual a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e qual a relação existente entre a construção do conhecimento e as concepções que norteiam a etapa escolar do ensino infantil. Quanto aos objetivos específicos, estes foram pautados em: conceituar a literatura infantil; caracterizar a importância da literatura na educação infantil; relacionar a literatura infantil e o desenvolvimento da criança, com ênfase na importância das situações oferecidas de forma simbólica e lúdica para o processo de amadurecimento e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados neste estudo, foram incluídas a elaboração de dados qualitativos e análise por meio de revisão bibliográfica baseada na leitura e reflexão de livros, artigos e revistas. O trabalho teve como principais expoentes para o embasamento autores como: Coelho, Freitas, Kishimoto, Lajolo, Nascimento, Oliveira, entre outros. Concluiu-se com o presente trabalho que a literatura infantil transmite lições práticas, ajuda a formar o caráter dos alunos e pode auxiliar no seu aprendizado, sendo grande ferramenta do processo de desenvolvimento do aluno, fazendo com que ele interaja com o mundo ao seu redor adquirindo uma percepção mais ampla do seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Abstract: The present study aimed to demonstrate the relevance of children's literature as a tool for knowledge construction, presenting ideas about what literature involves in the early childhood education stage. Furthermore, the current research sought to answer the following questions: What is the importance of children's literature in the process of cognitive, emotional, and social development of a child, and what is the relationship between knowledge construction and the concepts guiding the early childhood education stage? As for the specific objectives, they were based on: conceptualizing children's literature; characterizing the importance of literature in early childhood education; relating children's literature to the child's development, with an emphasis on the importance of symbolically and playfully offered situations for the child's maturation and cognitive, emotional, and social development process. Regarding the methodological procedures used in this study, they included the development of qualitative data and analysis through bibliographic review based on reading and reflection on books, articles, and magazines. The main authors used for the foundation of this work were Coelho, Freitas, Kishimoto, Lajolo, Nascimento, Oliveira, among others. It was concluded from this study that children's literature conveys practical lessons, helps shape students' character, and can assist in their learning, serving as a significant tool in the student's development process. It encourages interaction with the surrounding world, providing a broader perception of cognitive, emotional, and social development.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Desenvolvimento
Alfabetização
Ludicidade
Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4273
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.