Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Ilma Célia de Paiva-
dc.contributor.referee3Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.creatorCarvalho, Alessandra das Graças Dantas de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9715505093523279pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T00:51:24Z-
dc.date.available2024-02-09-
dc.date.available2024-02-27T00:51:24Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4273-
dc.description.abstractThe present study aimed to demonstrate the relevance of children's literature as a tool for knowledge construction, presenting ideas about what literature involves in the early childhood education stage. Furthermore, the current research sought to answer the following questions: What is the importance of children's literature in the process of cognitive, emotional, and social development of a child, and what is the relationship between knowledge construction and the concepts guiding the early childhood education stage? As for the specific objectives, they were based on: conceptualizing children's literature; characterizing the importance of literature in early childhood education; relating children's literature to the child's development, with an emphasis on the importance of symbolically and playfully offered situations for the child's maturation and cognitive, emotional, and social development process. Regarding the methodological procedures used in this study, they included the development of qualitative data and analysis through bibliographic review based on reading and reflection on books, articles, and magazines. The main authors used for the foundation of this work were Coelho, Freitas, Kishimoto, Lajolo, Nascimento, Oliveira, among others. It was concluded from this study that children's literature conveys practical lessons, helps shape students' character, and can assist in their learning, serving as a significant tool in the student's development process. It encourages interaction with the surrounding world, providing a broader perception of cognitive, emotional, and social development.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como tema demonstrar a relevância da literatura infantil como um instrumento para a construção do conhecimento, apresentando ideias sobre o que se trata a literatura Na etapa do ensino infantil Ademais, a presente pesquisa buscou responder às seguintes questões: Qual a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e qual a relação existente entre a construção do conhecimento e as concepções que norteiam a etapa escolar do ensino infantil. Quanto aos objetivos específicos, estes foram pautados em: conceituar a literatura infantil; caracterizar a importância da literatura na educação infantil; relacionar a literatura infantil e o desenvolvimento da criança, com ênfase na importância das situações oferecidas de forma simbólica e lúdica para o processo de amadurecimento e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados neste estudo, foram incluídas a elaboração de dados qualitativos e análise por meio de revisão bibliográfica baseada na leitura e reflexão de livros, artigos e revistas. O trabalho teve como principais expoentes para o embasamento autores como: Coelho, Freitas, Kishimoto, Lajolo, Nascimento, Oliveira, entre outros. Concluiu-se com o presente trabalho que a literatura infantil transmite lições práticas, ajuda a formar o caráter dos alunos e pode auxiliar no seu aprendizado, sendo grande ferramenta do processo de desenvolvimento do aluno, fazendo com que ele interaja com o mundo ao seu redor adquirindo uma percepção mais ampla do seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra das Graças Dantas de Carvalho (alessandra.carvalho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-26T17:31:24Z No. of bitstreams: 1 TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf: 1327346 bytes, checksum: a5be5d8580125bba6a60956d25f8b078 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-27T00:20:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf: 1327346 bytes, checksum: a5be5d8580125bba6a60956d25f8b078 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-27T00:21:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf: 1327346 bytes, checksum: a5be5d8580125bba6a60956d25f8b078 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T00:51:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf: 1327346 bytes, checksum: a5be5d8580125bba6a60956d25f8b078 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA LITERATURA INFANTIL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ALESSANDRA DAS GRAÇAS DANTAS DE CARVALHO - Versão Final - revisada - 26 02 24.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.