Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSIÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Autor(es): Portilho, Filipe Jesus
Primeiro Orientador: Costa, Newarney Torrezão da
Primeiro Membro da Banca: Costa, Newarney Torrezão da
Segundo Membro da Banca: Silva, Lais Candido Rodrigues da
Terceiro Membro da Banca: Campos, Lívia Mancine Coelho de
Resumo: Este trabalho propõe uma arquitetura pedagógica (AP) para o ensino de lógica de programação utilizando a linguagem de programação Python. A AP foi estruturada usando uma abordagem de sete pilares, dentre eles domínio do conhecimento, objetivo educacional e suporte da tecnologia digital. O suporte da tecnologia digital foi implementado a partir de uma página Web associada ao Google Colab para a estruturação da temática proposta. Esse arcabouço foi utilizado no contexto de um projeto de extensão cujo público-alvo foi composto por estudantes das três séries do ensino médio em uma escola pública na cidade de Iporá, Goiás. Conclui-se que o ensino de lógica de programação apoiado pela AP, nesse cenário, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Abstract: This work proposes a pedagogical architecture (PA) for teaching programming logic using the Python programming language. The AP was structured using a seven-pillar approach, including knowledge mastery, educational objective and digital technology support. Digital technology support was implemented from a web page associated with Google Colab to structure the proposed theme. This framework was used in the context of an extension project whose target audience was composed of students from the three grades of high school in a public school in the city of Iporá, Goiás. It is concluded that the teaching of programming logic supported by AP, In this scenario, it can contribute to student learning.
Palavras-chave: Arquitetura Pedagógica
Lógica de Programação
Pensamento Computacional
Ensino
Python
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc-Filipe Jesus Portilhopdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
aTA DE DEFESA_Filipe Jesus Portilho.pdf559,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Filipe Jesus Portilho.pdf246,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.