Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Newarney Torrezão da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4986407746430136 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Newarney Torrezão da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4986407746430136 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lais Candido Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4136531156902075 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Campos, Lívia Mancine Coelho de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8044316700748891 | pt_BR |
dc.creator | Portilho, Filipe Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4882730468480550 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T02:08:55Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16 | - |
dc.date.available | 2024-02-15T02:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229 | - |
dc.description.abstract | This work proposes a pedagogical architecture (PA) for teaching programming logic using the Python programming language. The AP was structured using a seven-pillar approach, including knowledge mastery, educational objective and digital technology support. Digital technology support was implemented from a web page associated with Google Colab to structure the proposed theme. This framework was used in the context of an extension project whose target audience was composed of students from the three grades of high school in a public school in the city of Iporá, Goiás. It is concluded that the teaching of programming logic supported by AP, In this scenario, it can contribute to student learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma arquitetura pedagógica (AP) para o ensino de lógica de programação utilizando a linguagem de programação Python. A AP foi estruturada usando uma abordagem de sete pilares, dentre eles domínio do conhecimento, objetivo educacional e suporte da tecnologia digital. O suporte da tecnologia digital foi implementado a partir de uma página Web associada ao Google Colab para a estruturação da temática proposta. Esse arcabouço foi utilizado no contexto de um projeto de extensão cujo público-alvo foi composto por estudantes das três séries do ensino médio em uma escola pública na cidade de Iporá, Goiás. Conclui-se que o ensino de lógica de programação apoiado pela AP, nesse cenário, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Filipe Jesus Portilho (filipe.portilho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-13T15:11:47Z No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T02:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T02:08:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-15T02:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5) Previous issue date: 2023-12-08 | en |
dc.description.sponsorship | Outra agência de fomento (descrever no resumo/abstract) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Lógica de Programação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Python | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | PROPOSIÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc-Filipe Jesus Portilhopdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
aTA DE DEFESA_Filipe Jesus Portilho.pdf | 559,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Filipe Jesus Portilho.pdf | 246,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.