Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Newarney Torrezão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986407746430136pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Newarney Torrezão da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986407746430136pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lais Candido Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4136531156902075pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Lívia Mancine Coelho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8044316700748891pt_BR
dc.creatorPortilho, Filipe Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4882730468480550pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T02:08:55Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-15T02:08:55Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4229-
dc.description.abstractThis work proposes a pedagogical architecture (PA) for teaching programming logic using the Python programming language. The AP was structured using a seven-pillar approach, including knowledge mastery, educational objective and digital technology support. Digital technology support was implemented from a web page associated with Google Colab to structure the proposed theme. This framework was used in the context of an extension project whose target audience was composed of students from the three grades of high school in a public school in the city of Iporá, Goiás. It is concluded that the teaching of programming logic supported by AP, In this scenario, it can contribute to student learning.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma arquitetura pedagógica (AP) para o ensino de lógica de programação utilizando a linguagem de programação Python. A AP foi estruturada usando uma abordagem de sete pilares, dentre eles domínio do conhecimento, objetivo educacional e suporte da tecnologia digital. O suporte da tecnologia digital foi implementado a partir de uma página Web associada ao Google Colab para a estruturação da temática proposta. Esse arcabouço foi utilizado no contexto de um projeto de extensão cujo público-alvo foi composto por estudantes das três séries do ensino médio em uma escola pública na cidade de Iporá, Goiás. Conclui-se que o ensino de lógica de programação apoiado pela AP, nesse cenário, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe Jesus Portilho (filipe.portilho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-13T15:11:47Z No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T02:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T02:08:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T02:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC___Filipe.pdf: 1693044 bytes, checksum: aae7927e1b0a968e62c8beafa3eef64e (MD5) ata defesa Filipe - 2023.pdf: 573121 bytes, checksum: e18987868cb0a97823c2f47ef0a7b194 (MD5) Termo de Autorizacao - RIIF.pdf: 252327 bytes, checksum: d00adbcff51762fc3265955db45e3023 (MD5) Previous issue date: 2023-12-08en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura Pedagógicapt_BR
dc.subjectLógica de Programaçãopt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titlePROPOSIÇÃO DE UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc-Filipe Jesus Portilhopdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
aTA DE DEFESA_Filipe Jesus Portilho.pdf559,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Filipe Jesus Portilho.pdf246,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.