Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/419
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O FRACASSO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DA ESCOLA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS |
Autor(es): | Santos, Ana Flávia |
Primeiro Orientador: | Santos, Jonatha Daniel |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar o fracasso escolar e sua relação com a produção da escola pública e das políticas públicas educacionais no contexto de aprendizagem. Para alcançar o objetivo idealizado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa. A pesquisa considerou a produção da escola, bem como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente promulgado em 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996 e o Programa Bolsa Família, como base da construção do conceito de qualidade na educação enquanto direito social do indivíduo e como tais políticas, bem como o processo histórico de construção da escola pública caracterizam atualmente o fracasso escolar. Diante disso, embora haja uma grande preocupação em reduzir os índices de fracasso escolar no Brasil, ainda existe uma larga distância até se chegar a resultados que gere grande êxito, já que as políticas educacionais não dão conta de pensar e problematizar a própria escola pública. |
Abstract: | The objective of this work was to analyze the school failure and its relationship with the public school production and public educational policies in the learning context. In order to reach the idealized objective, a bibliographical research with qualitative analysis was developed. The research considered the production of the school, as well as the Federal Constitution of 1988, the Child and Adolescent Statute promulgated in 1990, the Law of Directives and Bases of Education 9.394 / 1996 and the Bolsa Família Program, as a basis for the construction of the concept of quality in education as an individual's social right and how such policies, as well as the historical process of construction of the public school, currently characterize school failure. In view of this, although there is a great concern in reducing the rates of school failure in Brazil, there is still a long distance to reach results that generate great success, since educational policies do not account for thinking and problematizing the public school itself. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas, Fracasso Escolar, Ensino Público |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/419 |
Data do documento: | 29-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_Ana Flávia dos Santos.pdf | 436,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.