Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Jonatha Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023984475581127pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Flávia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6857628430956685pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-02T02:13:40Z-
dc.date.available2019-06-02T02:13:40Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/419-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the school failure and its relationship with the public school production and public educational policies in the learning context. In order to reach the idealized objective, a bibliographical research with qualitative analysis was developed. The research considered the production of the school, as well as the Federal Constitution of 1988, the Child and Adolescent Statute promulgated in 1990, the Law of Directives and Bases of Education 9.394 / 1996 and the Bolsa Família Program, as a basis for the construction of the concept of quality in education as an individual's social right and how such policies, as well as the historical process of construction of the public school, currently characterize school failure. In view of this, although there is a great concern in reducing the rates of school failure in Brazil, there is still a long distance to reach results that generate great success, since educational policies do not account for thinking and problematizing the public school itself.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar o fracasso escolar e sua relação com a produção da escola pública e das políticas públicas educacionais no contexto de aprendizagem. Para alcançar o objetivo idealizado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa. A pesquisa considerou a produção da escola, bem como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente promulgado em 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996 e o Programa Bolsa Família, como base da construção do conceito de qualidade na educação enquanto direito social do indivíduo e como tais políticas, bem como o processo histórico de construção da escola pública caracterizam atualmente o fracasso escolar. Diante disso, embora haja uma grande preocupação em reduzir os índices de fracasso escolar no Brasil, ainda existe uma larga distância até se chegar a resultados que gere grande êxito, já que as políticas educacionais não dão conta de pensar e problematizar a própria escola pública.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Flavia dos Santos (2017112301630303@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-02T00:02:34Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO IF GOIANO (Salvo Automaticamente).pdf: 446675 bytes, checksum: 0c6f458cb39a873f312bea064075be03 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-02T02:12:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO IF GOIANO (Salvo Automaticamente).pdf: 446675 bytes, checksum: 0c6f458cb39a873f312bea064075be03 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-02T02:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO IF GOIANO (Salvo Automaticamente).pdf: 446675 bytes, checksum: 0c6f458cb39a873f312bea064075be03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T02:13:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO IF GOIANO (Salvo Automaticamente).pdf: 446675 bytes, checksum: 0c6f458cb39a873f312bea064075be03 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas, Fracasso Escolar, Ensino Públicopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO FRACASSO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DA ESCOLA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_Ana Flávia dos Santos.pdf436,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.