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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/418
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A LEI N. 10.639/03 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA BRFEVE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS DAS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DO SUDESTE GOIANO |
Autor(es): | Pires, Maria Gabriela Gomes |
Primeiro Orientador: | Brandão, Hilma Aparecida |
Primeiro Membro da Banca: | Jeronimo, Laiane Fernandes Jeronimo |
Segundo Membro da Banca: | Vaz, Roneide Maria |
Resumo: | Este trabalho propositou apresentar algumas reflexões sobre a aplicação da Lei 10.639 nos currículos dos cursos de licenciaturas das universidades públicas do sudeste goiano. Para isso, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica e documental para problematizar as perspectivas da História do Brasil, no que concerne aos africanos e afrodescendentes e a sua cultura; para, depois, a partir dos currículos, reafirmar os preceitos que começaram a surgir na década de 1950 sobre o sobrepujamento do preconceito racial e da política inclusiva. Entre os autores que utilizamos, destacam-se Fonseca (2009 e 2012), Mungana (2012), Mattos (2007), Oliveira (2004), entre outros. |
Abstract: | This paper intends to present some reflections about the application of Law 10.639 in the curricula of the licentiate courses of the public universities of the Southeast of Goiás. For this, we use the bibliographical and documentary research to problematize the perspectives of the History of Brazil, about the Africans and Afro-descendants and their culture; and then, analyzing university curricula, to reaffirm the precepts that began to emerge in the 1950s on the overcoming of racial prejudice and inclusive politics. Among the authors we use, we highlight Fonseca (2009 and 2012), Mungana (2012), Mattos (2007), Oliveira (2004), among others. |
Palavras-chave: | Lei 10.639 África Ensino sobre África |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Citação: | PIRES, Maria Gabriela Gomes. A lei n. 10.639/03 e a formação de professores: uma breve análise dos currículos de licenciaturas das instituições superiores do sudeste goiano. 2019. 21 f. Especialização (Docência no Ensino Superior) - Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/418 |
Data do documento: | 10-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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