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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LEI N. 10.639/03 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA BRFEVE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS DAS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DO SUDESTE GOIANO
Autor(es): Pires, Maria Gabriela Gomes
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Jeronimo, Laiane Fernandes Jeronimo
Segundo Membro da Banca: Vaz, Roneide Maria
Resumo: Este trabalho propositou apresentar algumas reflexões sobre a aplicação da Lei 10.639 nos currículos dos cursos de licenciaturas das universidades públicas do sudeste goiano. Para isso, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica e documental para problematizar as perspectivas da História do Brasil, no que concerne aos africanos e afrodescendentes e a sua cultura; para, depois, a partir dos currículos, reafirmar os preceitos que começaram a surgir na década de 1950 sobre o sobrepujamento do preconceito racial e da política inclusiva. Entre os autores que utilizamos, destacam-se Fonseca (2009 e 2012), Mungana (2012), Mattos (2007), Oliveira (2004), entre outros.
Abstract: This paper intends to present some reflections about the application of Law 10.639 in the curricula of the licentiate courses of the public universities of the Southeast of Goiás. For this, we use the bibliographical and documentary research to problematize the perspectives of the History of Brazil, about the Africans and Afro-descendants and their culture; and then, analyzing university curricula, to reaffirm the precepts that began to emerge in the 1950s on the overcoming of racial prejudice and inclusive politics. Among the authors we use, we highlight Fonseca (2009 and 2012), Mungana (2012), Mattos (2007), Oliveira (2004), among others.
Palavras-chave: Lei 10.639
África
Ensino sobre África
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Citação: PIRES, Maria Gabriela Gomes. A lei n. 10.639/03 e a formação de professores: uma breve análise dos currículos de licenciaturas das instituições superiores do sudeste goiano. 2019. 21 f. Especialização (Docência no Ensino Superior) - Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/418
Data do documento: 10-Abr-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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