Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4174
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INOVAÇÃO EDUCACIONAL: UTILIZANDO DESIGN THINKING E TECNOLOGIA 3D PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Título(s) alternativo(s): | Educational innovation: using design thinking and 3D technology to enhance activities in supervised curricular internships in Sciences and Biology |
Autor(es): | Santos, Fernanda Elen Silva dos |
Primeiro Orientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
Segundo Membro da Banca: | Belo Filho, Márcio António Ferreira |
Resumo: | As metodologias ativas são estratégias pedagógicas que enfatizam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação ativa, a autonomia e a construção do conhecimento. Essas metodologias buscam promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, em que o aluno é estimulado a resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades socioemocionais. O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que visa encontrar soluções para problemas complexos, focando nas necessidades, desejos e limitações dos usuários, isso acontece pelo fato do DT ter uma organização de aplicação por etapas. Onde cada etapa representa um passo crucial no processo funcionando como um guia estruturado que permite ao usuário ter uma visão mais holística do problema e assim visa uma solução centrada nas necessidades envolvidas. Com isso, o DT é utilizado como uma metodologia eficiente no processo de aprendizagem. Quando utilizado na educação, o DT incentiva a inovação, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, permitindo que eles explorem novas possibilidades sobre o problema que está sendo analisado, melhorando a construção de conhecimento. Na realização da presente pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou-se como procedimento de recolha de dados a observação das aulas durante o estágio curricular, fase de diagnóstico, e como instrumentos o diário de campo e questionários realizados com os estudantes. Ademais, apropriou-se da metodologia do Design Thinking para execução e organização das atividades. Por meio das etapas do Design Thinking, foi possível aprofundar o conhecimento na área de aprendizagem baseada em projetos. Assim, para a organização da prototipagem e elaboração dos modelos, adotou-se a abordagem do Design Thinking, permitindo uma abordagem mais centrada no usuário e orientada para soluções inovadoras. Além disso, foi possível definir os materiais didáticos que teriam maior impacto no processo de ensino-aprendizagem, idealizá-los por meio de modelagem, impressão e pintura, e testá-los em sala de aula com os alunos da educação básica, as escolhas de áreas foram: Materiais didáticos das áreas da Botânica, Genética e Imunologia. Usando a Impressora 3D como ferramenta tecnológica que possibilita a fabricação de qualquer tipo de objeto. Dessa forma, é possível perceber que a introdução de tecnologias educacionais pode ser uma solução viável para minimizar os efeitos negativos da falta de materiais para aulas práticas. |
Abstract: | Active methodologies are pedagogical strategies that emphasize the student at the center of the teaching-learning process, encouraging active participation, autonomy, and knowledge construction. These methodologies seek to promote more meaningful and contextualized learning, where students are stimulated to solve problems, make decisions, work in teams, and develop socio-emotional skills. Design Thinking (DT) is an active methodology that aims to find solutions to complex problems, focusing on the needs, desires, and limitations of users. This occurs because DT has a structured application organization in stages, where each stage represents a crucial step in the process, serving as a structured guide that allows users to have a more holistic view of the problem and thus aims for a solution centered on the involved needs. Thus, DT is used as an efficient methodology in the learning process. When used in education, DT encourages innovation, creativity, and critical thinking among students, allowing them to explore new possibilities regarding the analyzed problem, improving knowledge construction. In this qualitative research, data collection procedures included observing classes during the curricular internship diagnostic phase, with instruments such as field diaries and questionnaires administered to students. Additionally, the Design Thinking methodology was employed for the execution and organization of activities. Through the stages of Design Thinking, it was possible to deepen knowledge in the area of project-based learning. For the organization of prototyping and model development, the Design Thinking approach was adopted, allowing a more user-centered and solution-oriented approach. Furthermore, it was possible to define the didactic materials that would have a greater impact on the teaching-learning process, conceptualize them through modeling, printing, and painting, and test them in the classroom with basic education students. The selected areas were: Didactic materials for Botany, Genetics, and Immunology. The 3D printer was used as a technological tool that enables the manufacturing of any type of object. In this way, it can be observed that the introduction of educational technologies can be a viable solution to minimize the negative effects of the lack of materials for practical classes. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Design Thinking Impressão 3D Modelagem 3D |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4174 |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Fernanda Elen Silva dos Santos.pdf | 7,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.