Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Aparecida Siqueira-
dc.contributor.referee2Belo Filho, Márcio António Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986077475580390pt_BR
dc.creatorSantos, Fernanda Elen Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256677524561314pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T01:59:43Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-01-29T01:59:43Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4174-
dc.description.abstractActive methodologies are pedagogical strategies that emphasize the student at the center of the teaching-learning process, encouraging active participation, autonomy, and knowledge construction. These methodologies seek to promote more meaningful and contextualized learning, where students are stimulated to solve problems, make decisions, work in teams, and develop socio-emotional skills. Design Thinking (DT) is an active methodology that aims to find solutions to complex problems, focusing on the needs, desires, and limitations of users. This occurs because DT has a structured application organization in stages, where each stage represents a crucial step in the process, serving as a structured guide that allows users to have a more holistic view of the problem and thus aims for a solution centered on the involved needs. Thus, DT is used as an efficient methodology in the learning process. When used in education, DT encourages innovation, creativity, and critical thinking among students, allowing them to explore new possibilities regarding the analyzed problem, improving knowledge construction. In this qualitative research, data collection procedures included observing classes during the curricular internship diagnostic phase, with instruments such as field diaries and questionnaires administered to students. Additionally, the Design Thinking methodology was employed for the execution and organization of activities. Through the stages of Design Thinking, it was possible to deepen knowledge in the area of project-based learning. For the organization of prototyping and model development, the Design Thinking approach was adopted, allowing a more user-centered and solution-oriented approach. Furthermore, it was possible to define the didactic materials that would have a greater impact on the teaching-learning process, conceptualize them through modeling, printing, and painting, and test them in the classroom with basic education students. The selected areas were: Didactic materials for Botany, Genetics, and Immunology. The 3D printer was used as a technological tool that enables the manufacturing of any type of object. In this way, it can be observed that the introduction of educational technologies can be a viable solution to minimize the negative effects of the lack of materials for practical classes.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas são estratégias pedagógicas que enfatizam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação ativa, a autonomia e a construção do conhecimento. Essas metodologias buscam promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, em que o aluno é estimulado a resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades socioemocionais. O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que visa encontrar soluções para problemas complexos, focando nas necessidades, desejos e limitações dos usuários, isso acontece pelo fato do DT ter uma organização de aplicação por etapas. Onde cada etapa representa um passo crucial no processo funcionando como um guia estruturado que permite ao usuário ter uma visão mais holística do problema e assim visa uma solução centrada nas necessidades envolvidas. Com isso, o DT é utilizado como uma metodologia eficiente no processo de aprendizagem. Quando utilizado na educação, o DT incentiva a inovação, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, permitindo que eles explorem novas possibilidades sobre o problema que está sendo analisado, melhorando a construção de conhecimento. Na realização da presente pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou-se como procedimento de recolha de dados a observação das aulas durante o estágio curricular, fase de diagnóstico, e como instrumentos o diário de campo e questionários realizados com os estudantes. Ademais, apropriou-se da metodologia do Design Thinking para execução e organização das atividades. Por meio das etapas do Design Thinking, foi possível aprofundar o conhecimento na área de aprendizagem baseada em projetos. Assim, para a organização da prototipagem e elaboração dos modelos, adotou-se a abordagem do Design Thinking, permitindo uma abordagem mais centrada no usuário e orientada para soluções inovadoras. Além disso, foi possível definir os materiais didáticos que teriam maior impacto no processo de ensino-aprendizagem, idealizá-los por meio de modelagem, impressão e pintura, e testá-los em sala de aula com os alunos da educação básica, as escolhas de áreas foram: Materiais didáticos das áreas da Botânica, Genética e Imunologia. Usando a Impressora 3D como ferramenta tecnológica que possibilita a fabricação de qualquer tipo de objeto. Dessa forma, é possível perceber que a introdução de tecnologias educacionais pode ser uma solução viável para minimizar os efeitos negativos da falta de materiais para aulas práticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Elen Silva dos Santos (fernanda.elen@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-01-27T20:25:59Z No. of bitstreams: 1 INOVAÇÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO DESIGN THINKING E TECNOLOGIA 3D PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA.pdf: 7419189 bytes, checksum: 57a700298d7a335fe9a4f58eef051431 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-01-29T01:56:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 INOVAÇÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO DESIGN THINKING E TECNOLOGIA 3D PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA.pdf: 7419189 bytes, checksum: 57a700298d7a335fe9a4f58eef051431 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T01:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INOVAÇÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO DESIGN THINKING E TECNOLOGIA 3D PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA.pdf: 7419189 bytes, checksum: 57a700298d7a335fe9a4f58eef051431 (MD5) Previous issue date: 2023-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIApt_BR
dc.titleINOVAÇÃO EDUCACIONAL: UTILIZANDO DESIGN THINKING E TECNOLOGIA 3D PARA POTENCIALIZAR AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIApt_BR
dc.title.alternativeEducational innovation: using design thinking and 3D technology to enhance activities in supervised curricular internships in Sciences and Biologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Fernanda Elen Silva dos Santos.pdf7,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.