Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/417
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ESCOLA EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL
metadata.dc.creator: Silva, Alex da
metadata.dc.contributor.advisor1: Fortes, Gilmara Aparecida Corrêa
metadata.dc.description.resumo: Este artigo teve por objetivo verificar a quantidade de alunos do colégio CEPEM e de onde eram oriundos (zona urbana e rural) e o desempenho por ano durante 5 anos letivos do Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini (CEPEM) do Município de Ipameri – GO. Como metodologia de pesquisa foi utilizado dados escolares do ano de 2014 à 2018 de alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Os dados foram apresentados em planilhas do Excel. Foram avaliados o número de alunos por cada ano da pesquisa; a quantidade de alunos do turno vespertino; a quantidade de alunos oriundos da zona urbana e rural; aprovação, reprovação, transferidos, desistentes da zona urbana e rural; quantidade de alunos relacionado ao sexo; e o tipo de transporte utilizado pelos alunos da zona rural. A presente pesquisa mostrou que o índice de aprovação dos alunos do Colégio CEPEM era de 70% em 2014 e passou para 79,7% em 2018; o período vespertino apresentou maior quantidade de alunos; em todos os anos da pesquisa verificou-se que mais de 43% dos alunos matriculados vieram da zona rural; estes apresentaram maior porcentagem de aprovação, menor de reprovação e menor de alunos transferidos, desistentes e evadidos independente do ano de pesquisa; o número de alunos do sexo masculino reduziu a cada ano da pesquisa; a utilização do transporte escolar rural aumentou 47% do primeiro ano ao último da pesquisa; o veículo mais utilizado no transporte escolar rural era a Kombi.
Abstract: The objective of this study was to verify the number of students from the CEPEM school and from where they came from (urban and rural) and the performance per year during 5 years of the Professor Eduardo Mancini State College (CEPEM) in the Municipality of Ipameri - GO . As a research methodology, school data from the years 2014 to 2018 were used for students from the sixth to the ninth year of primary education, and from the first to the third year of secondary education. The data were presented in Excel spreadsheets. The number of students was evaluated for each year of the research; the number of students on the afternoon shift; the number of students from the urban and rural areas; approval, disapproval, transfer, abandonment of urban and rural areas; number of students related to sex; and the type of transportation used by students in rural areas. The present research showed that the approval rate of CEPEM College students was 70% in 2014 and increased to 79.7% in 2018; the afternoon period showed a greater number of students; in all the years of the research it was verified that more than 43% of the enrolled students came from the rural area; these presented a higher percentage of approval, lower failure rate and lower number of students transferred, dropped out and evaded independently of the year of research; the number of male students reduced each year of the survey; the use of rural school transport increased 47% from the first year to the last of the survey; the vehicle most used in rural school transport was the Kombi.
Keywords: Educação
Alunos
Ano letivo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/417
Issue Date: 25-Apr-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Alex da Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.