Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/413
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O FILME QUILOMBO DE PALMARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR A ESCRAVIDÃO NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Silva, Uyara Ribeiro Da
metadata.dc.contributor.advisor1: Jeronimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.description.resumo: O artigo problematiza o uso do filme Quilombo de Palmares como recurso didático para ensinar a Escravidão no 8º ano do ensino fundamental e tem como problemática compreender como pode ser utilizado o filme para aplicações nas aulas de história ensinando a escravidão a partir do filme. Nesse sentido os objetivos propostos serão compreender como aplicar um filme em sala de aula correspondendo aos assuntos estudados na destinada turma, ou seja, a turma do 8º ano. A fonte a ser utilizada será o filme Quilombo Palmares, pois se torna necessário discutir o uso do tipo de fonte para a produção do conhecimento do historiador/ pesquisador. Entretanto o filme possui um valor importante se utilizado como documento para construção do conhecimento histórico escolar, podendo ser um objeto de pesquisa e análise também sendo uma ferramenta de apoio fundamental para as aulas de história. Portanto ele será trabalhado em sala de aula como um recurso para ensinar a Escravidão para os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental. Palavras-Chave: Filmes. Sala de aula, Ensino de História, Escravidão, Quilombo de Palmares.
Abstract: The article discusses the use of the film Quilombo de Palmares as a didactic resource to teach slavery in the 8th year of elementary school and has as problematic to understand how the film can be used for applications in history classes teaching slavery from the film. In this sense the objectives proposed will be to understand how to apply a film in the classroom corresponding to the subjects studied in the intended group, that is, the group of the 8th year. The source to be used will be the film Quilombo Palmares, because it becomes necessary to discuss the use of the type of source for the production of the historian / researcher's knowledge. However, the film has an important value if used as a document to build the school's historical knowledge, and can be an object of research and analysis also being a fundamental support tool for the history classes. Therefore it will be worked in the classroom as a resource to teach Slavery to the students of the 8th Year of Elementary School. Keywords: Movies. Classroom, History Teaching, Slavery, Quilombo de Palmares.
Keywords: Filme
Sala de aula
Ensino de História
Escravidão
Quilombo de Palmares
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/413
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Uyara Ribeiro Da Silva.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.