Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR JOVENS NEGROS PARA O ACESSO À UNIVERSIDADE
Autor(es): Faria, Gisele Curi de
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Santos, Carolina Reame
Segundo Membro da Banca: Jeronimo, Laiane Fernandes
Resumo: A proposta desse artigo é levantar hipóteses e analisar as dificuldades encontradas por jovens negros para o acesso e permanência na Universidade. Desse modo, buscamos levantar informações sobre a evasão escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, e sobre as dificuldades encontradas por esses jovens para entrar na Universidade. Para conseguir atingir o objetivo dessa proposta utilizamos dados do Censo Escolar de 2010, fazendo uma análise da frequência e permanência de jovens pertencentes a faixa etária entre 18 e 29 anos, comparando dados de jovens brancos, negros e pardos. Utilizamos como referencial Da Matta (2015), Munanga (2006). Diante disso, apontamos que o número de negros que concluíram um Curso Superior aumentou desde o ano 2000, no entanto, ainda permanece aquém se comparado aos números de universitários brancos.
Abstract: The proposal of this article is to lift hypotheses and to analyse the difficulties found by young black men for the access and permanence in the University. In this way, we look to lift informations on the school escape in the Basic Teaching and Secondary education, and on the difficulties found by these young persons to enter in the University. To manage to reach the objective of this proposal we use data of the School Census of 2010, doing an analysis of the frequency and permanence of young persons pertaining to age group between 18 and 29 years, comparing data of white, black and gray young persons. We use like referential system Da Matta (2015), Munanga (2006). Before that, we point what the number of black men who ended a Degree course increased from the 2000 year, however, it still remains here if compared to the numbers of white university professors.
Palavras-chave: Evasão. Racismo. Ensino Superior.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412
Data do documento: 10-Abr-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdfdissertação_Gisele Curi de Faria1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.