Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR JOVENS NEGROS PARA O ACESSO À UNIVERSIDADE
metadata.dc.creator: Faria, Gisele Curi de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carolina Reame
metadata.dc.contributor.referee2: Jeronimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.description.resumo: A proposta desse artigo é levantar hipóteses e analisar as dificuldades encontradas por jovens negros para o acesso e permanência na Universidade. Desse modo, buscamos levantar informações sobre a evasão escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, e sobre as dificuldades encontradas por esses jovens para entrar na Universidade. Para conseguir atingir o objetivo dessa proposta utilizamos dados do Censo Escolar de 2010, fazendo uma análise da frequência e permanência de jovens pertencentes a faixa etária entre 18 e 29 anos, comparando dados de jovens brancos, negros e pardos. Utilizamos como referencial Da Matta (2015), Munanga (2006). Diante disso, apontamos que o número de negros que concluíram um Curso Superior aumentou desde o ano 2000, no entanto, ainda permanece aquém se comparado aos números de universitários brancos.
Abstract: The proposal of this article is to lift hypotheses and to analyse the difficulties found by young black men for the access and permanence in the University. In this way, we look to lift informations on the school escape in the Basic Teaching and Secondary education, and on the difficulties found by these young persons to enter in the University. To manage to reach the objective of this proposal we use data of the School Census of 2010, doing an analysis of the frequency and permanence of young persons pertaining to age group between 18 and 29 years, comparing data of white, black and gray young persons. We use like referential system Da Matta (2015), Munanga (2006). Before that, we point what the number of black men who ended a Degree course increased from the 2000 year, however, it still remains here if compared to the numbers of white university professors.
Keywords: Evasão. Racismo. Ensino Superior.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412
Issue Date: 10-Apr-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdfdissertação_Gisele Curi de Faria1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.