Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Carolina Reame-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432460957119356pt_BR
dc.contributor.referee2Jeronimo, Laiane Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146425753880689pt_BR
dc.creatorFaria, Gisele Curi de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158294723477771pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T01:13:01Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-06-01T01:13:01Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/412-
dc.description.abstractThe proposal of this article is to lift hypotheses and to analyse the difficulties found by young black men for the access and permanence in the University. In this way, we look to lift informations on the school escape in the Basic Teaching and Secondary education, and on the difficulties found by these young persons to enter in the University. To manage to reach the objective of this proposal we use data of the School Census of 2010, doing an analysis of the frequency and permanence of young persons pertaining to age group between 18 and 29 years, comparing data of white, black and gray young persons. We use like referential system Da Matta (2015), Munanga (2006). Before that, we point what the number of black men who ended a Degree course increased from the 2000 year, however, it still remains here if compared to the numbers of white university professors.pt_BR
dc.description.resumoA proposta desse artigo é levantar hipóteses e analisar as dificuldades encontradas por jovens negros para o acesso e permanência na Universidade. Desse modo, buscamos levantar informações sobre a evasão escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, e sobre as dificuldades encontradas por esses jovens para entrar na Universidade. Para conseguir atingir o objetivo dessa proposta utilizamos dados do Censo Escolar de 2010, fazendo uma análise da frequência e permanência de jovens pertencentes a faixa etária entre 18 e 29 anos, comparando dados de jovens brancos, negros e pardos. Utilizamos como referencial Da Matta (2015), Munanga (2006). Diante disso, apontamos que o número de negros que concluíram um Curso Superior aumentou desde o ano 2000, no entanto, ainda permanece aquém se comparado aos números de universitários brancos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisele Curi de Faria (2017112301630052@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-31T20:18:43Z No. of bitstreams: 1 Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdf: 1284483 bytes, checksum: 27939a268d33928ddd67b50ed16cb3a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-01T01:11:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdf: 1284483 bytes, checksum: 27939a268d33928ddd67b50ed16cb3a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-01T01:11:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdf: 1284483 bytes, checksum: 27939a268d33928ddd67b50ed16cb3a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-01T01:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdf: 1284483 bytes, checksum: 27939a268d33928ddd67b50ed16cb3a6 (MD5) Previous issue date: 2019-04-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão. Racismo. Ensino Superior.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDIFICULDADES ENCONTRADAS POR JOVENS NEGROS PARA O ACESSO À UNIVERSIDADEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades Encontradas por Jovens Negros no Acesso à Universidade.pdfdissertação_Gisele Curi de Faria1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.